REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 130

32 Revista Appai Educar Edtech é muito caro? Quando falamos sobre tecnologia educacional, um dos primeiros questionamentos que surgem é o seu preço. De acor- do com Vinícius Motta, especia- lista em TI, uma solução em tec- nologia pode sair mais em conta do que uma tradicional, como é o caso dos livros, simplesmente por conta do baixo custo que a virtualização proporciona. “A tecnologia consegue entregar um conteúdo mais personalizado e acessível, já que o preço é me- nor comparado com os métodos tradicionais. Com tecnologias de inteligência artificial, por exemplo, conseguimos baixar o custo dos feedbacks e permitir que todo aluno tenha a atenção pedagógica que merece”, ratifica o especialista, considerando na- turalmente que o estudante dis- ponha de notebook, smartphone ou tablet em casa. Já para Analice Maranhão, também especia- lista em tecnologia da informação, algumas ações demandam investimento inicial mais alto, “mas que no tempo se mostra diluído por apresentar menos problemas com gestão de pessoas, uso de insumos etc.”, analisa. Ela afirma ainda que é imprescindível ter clareza das expectativas, ou seja, saber o porquê de adquirir uma solução de edtech , se ela resolve um problema real e quais as vantagens que sua or- ganização ou seus alunos terão frente à novidade. Por sua vez, Vinícius diz que as principais desvantagens de se aprender por meio das edte- chs são os “desafios de motivação”. Ele explica que isso acontece porque a maioria dos softwares 100% on-line suscitam dificuldades com retenção e engajamento dos alunos, já que para a grande maioria das pessoas é difícil estudar sozinho em casa. “Quando se tem em mente aprender através de smartphone , e até mesmo por WhatsApp, como já vem acontecendo, chega a aparecer um estra- nhamento em relação ao que esperar. A tecnologia avança a passos muito largos, mas hoje tudo é possível com uma boa metodologia”, sugere.

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