REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 130

Revista Appai Educar 31 disciplina denominada Oficinas Integradas, um espaço que tem como finalidade reunir pessoas e saberes dos cursos de Multimídia e Programação de Jogos para o desenvolvimento de projetos. A criação de espaços e tempo no currículo, para que professores planejem e apliquem projetos que articulem diferentes componentes curriculares, estimula a organi- zação do trabalho em times, une estudantes com perfis e respon - sabilidades diferentes, tornando as atividades mais diversas, com- pletas e significativas. E essa estrutura é nítida quando se fala em ganhos na aprendizagem. Isso porque na 9ª edi- ção do BIG – Brazil’s Independent Games Fes- tival 2021 – , a instituição teve a oportunidade de mediar os painéis “Aprendizado por Meio de Jo - gos” e “eSports: Educação e Participação Juvenil” com professores e estudantes. O case de ensino acabou gerando pauta para um dos principais fes- tivais da área. Para o professor de Desenvolvimento de Ga- mes no AfroGames, Luca Alves, estudar numa es- cola que lhe deu acesso à tecnologia foi um divisor de águas. “Agora, imagina você, no primeiro ano do seu Ensino Médio, escolhendo uma eletiva cha- mada ‘Jogos para Mudar o Mundo’ e aprendendo sobre como recriar antigas mecânicas de jogos analógicos dentro de uma temática social”, conta Luca, que foi estudante da Nave e hoje leciona so- bre games . crianças não só a curiosidade, mas também colaboram com o desenvolvimento cognitivo. Esse despertamento acaba auxiliando os pequenos quando entram nas escolas. Para Margareth Borges, diretora da Escola Cantinho Fe- liz, em Gravataí/RS, que atende crianças de 2 a 6 anos, essa geração já vem preparada para a tecnologia. “É incrível a habili - dade que os pequenos têm com a internet. Eles sabem tudo e gostam de nos ensinar. Quando passamos para as aulas on-line fiquei preocupada, imaginei que seria difícil pra eles, mas me surpreendi. Tiraram de letra, cla- ro, com a ajuda dos pais, que é fundamental. Hoje voltamos de forma híbrida e já consigo imagi- ná-los lidando muito bem com a tecnologia mais pra frente. Acho que vão tirar bom proveito para os estudos. Esse é nosso obje- tivo também como educadores infantis”, ratifica a diretora. Já os alunos do Ensino Médio da Nave, do Rio de Janeiro, sabem que a integração tecnológi- ca é premissa da instituição. Tanto que, no seu currículo, oferta uma

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