REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 130

Revista Appai Educar 29 O objetivo da edtech é melhorar a educação midez ou vergonha do aluno em dizer, no momento da explicação, que não entendeu. Luana Santana, estudante do Ensino Médio no Colégio Estadual Julia Kubitschek, no centro do Rio, diz que se sente mais à vontade na hora de tirar suas dúvidas. “Na sala de aula presencial eu sempre ficava receosa. Pensava que poderia estar fazendo alguma pergunta boba, ou que seria zoa- da, aí acabava guardando pra mim. No Classroom (plataforma utilizada pela Seeduc do Rio) eu vou logo perguntando sem medo de nada. E sinto que meus colegas acabam interagindo mais em cima dos questionamentos dos outros alunos, coisa que não acontecia antes”, relata a jovem. Edetch na prática: qualquer forma de ensino ou aprendizagem que faça uso de tecnologia Por ensinar com tecnolo- gia, a edtech tem as mídias como suas principais ferra- mentas, sejam elas de ví- deos, áudios, imagens, tex- tos ou animações que visam cooperar no aprendizado em suas muitas modalidades. A tecnologia da aprendizagem vem vencendo barreiras antigas firmadas em sala de aula, sendo uma delas a ti- Já Lídia Martins, estudante do último ano do Ensino Médio do Colégio Estadual José Leite Lo- pes (Oi Futuro – Nave), conta que tem obtido ajuda de edtech para aprimorar seus conhecimentos acerca da escrita. “Eu utilizo a ‘Árvore’, uma plata - forma de leitura onde há temáticas específicas para textos dissertativos, que são a minha maior preo- cupação em relação ao Enem. E segundo feedback da minha professora de redação, minha prática tem melhorado muito. Isso me deixa mais animada e esperançosa”, revela a estudante que quer cursar biomedicina. Se na sua sala de aula ou em casa você faz uso da tecnolo- gia, seja para a entrega on-line de uma tarefa escolar ou na utiliza- ção de aplicativos de aprendiza- gem móvel informal, gamificação, tablets , as telas de projeção interativa e quadros brancos ou técnicas de realidade virtual, enfim, qualquer forma de ensino - -aprendizagem que faça uso da tecnologia é edtech na prática. Os vídeos e outros mate- riais interativos, por exemplo, são grandes aliados, pois, diferente dos livros, não menos importan- tes, aumentam a oportunidade de aprendizagem através das trocas

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=