REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 130
Revista Appai Educar 27 Não associam o uso da tecnologia ao desempenho do aluno Entendem que a tecnologia aumenta a pressão sobre o trabalho Acham a escola mal equipada, mas mesmo assim há espaço para atuar Conhecimento, conforto com o uso e formação Percepção do impacto sobre os estudantes Efeito do uso para a rotina do professor Infraestrutura tecnológica na escola Têm dificuldades em usar tecnologia e acesso à formação impacta no uso A tecnologia em sala de aula Um dos maiores desafios encontrados na aplicação da tec- nologia na educação, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo “ Todos pela Educação ”, tem sido a incerteza que os docentes, ou até mesmos os gestores de uma instituição, experimentam quanto à inclusão de uma tecnologia. Para isso é importante entender que ela não é usada para substituir a sala de aula, mas sim para auxiliar em seu processo de aprendizagem. A pesquisa mostra que 55% dos professores do ensino público utilizam alguma ferramen- ta digital em sala. Os resultados também demonstram que os do- centes estão dispostos a usar tec- nologia digital em sala e que, exis- tindo ferramentas relevantes para o desenvolvimento dos trabalhos, com as condições adequadas de uso, haverá sempre um enorme potencial pedagógico para se atin- gir com o uso dos recursos tecno- lógicos, principalmente porque: As edtechs buscam transformar a educação, tornando-a mais acessível, interativa e facili- tada. As dificuldades dos alunos podem ser contor - nadas através de tecnologias especializadas. A gamificação pode ser uma ótima forma de tornar os alunos mais participativos e interes- sados. As soluções digitais são capazes de ajudar não somente os alunos, mas também os professores. Apesar disso, nesse gráfico abaixo, com informações levanta - das pelo Educação para Todos, ainda persistem barreiras significa - tivas para o uso de tecnologia por parte da maioria dos professores. Sobretudo, o mesmo gráfico pode abrir alguns caminhos para se pensar sobre as edtechs .
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=