REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 130

20 Revista Appai Educar visitados e o que foi visto, ativida - des coletivas e individuais, além de oficinas com as crianças e seus parentes, no intuito de forta - lecimento do vínculo entre família e escola ” , explica Cirlene. Além disso, foi realizada uma série de atividades ao longo do projeto, entre elas a roda de conversas sobre o que foi visto nas saídas, com troca de expe- riências e relatos dos alunos. A educadora ressalta que essas atividades aconteceram entre Os pequenos tiveram a oportunidade de conhecer diversos espaços culturais, entre eles o AquaRio 2018 e 2019. Elizangela, mãe do pequeno Heitor, conta que a palavra que resume o seu sen- timento em relação ao projeto é gratidão. “Meu pequeno não teria essa oportunidade fora da - qui”, garante. Segundo a educadora, após essas atividades foram observadas diversas mudanças positivas nos estudantes, como o desenvolvimento nas diversas lin- guagens, autonomia, coordenação locomotora, observação, reflexão crítica, interesse pelas atividades e histórias contadas. Além do au - mento de participação, ressaltando a importância de ter o aluno como protagonista do processo de ensi- no e aprendizagem. “Construímos memorias afetivas oriundas de nossa afrodescendência e a prática das relações étnico-raciais entre os pequenos, responsáveis e equipe escolar. Foi além de nossas expec- tativas, diante da satisfação estam - pada nos rostinhos deles e de suas famílias”, garante Cirlene.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=