REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 130
Revista Appai Educar 15 - Substitua a ordem pela sugestão: palavras de ordem não costumam funcionar muito bem com as crianças pedagogicamente. Assim como os adultos, elas não gostam de ser mandadas e a ordem acaba gerando uma sensação de medo, como um tipo de ameaça. Por exemplo, em vez de falar “eu quero”, impondo aos alunos algo ou suge- rindo que eles agradem o professor fazendo o que ele quer, utilizar “eu espero” mostra uma sugestão. Assim, eles se sentirão mais livres para tomar as próprias decisões. - Utilize jogos: os alunos ficam muito mais ani - mados quando o assunto é jogar on-line e, nesse caso, podem se sentir mais motivados a mostrar o rosto. Existem vários tipos de games que podem ser utilizados através do Zoom, como Pictionary, Monopólio, Xadrez, Caça ao Tesouro e assim por diante. Essa é uma ótima estratégia, que tem gran- des chances de funcionar. - Permita gravação de vídeo: vai passar uma tarefa na qual os alunos precisam mostrar o rosto? Você pode sugerir aos mais tímidos para gravarem um vídeo e enviarem no privado. Dessa forma, eles aparecem, mas não precisam se expor para a tur- ma inteira. É bem provável que essa estratégia o ajude a perder a timidez com o passar do tempo. - Use momentos para quebrar gelo: experi- mente atividades de construção de comunidade que incentivem o uso da câmera. Por exemplo, peça aos alunos que “encontrem a maior coisa amarela em sua casa que você possa trazer com segurança para a câmera”. Como uma variação, é possível criar uma lista de itens de materiais escolares e pedir para quem tem à mão mostrar na câmera. - Vote ou compartilhe o entendimento: peça aos alunos que votem com o polegar para cima ou para baixo em um tópico ou faça uma votação para a turma em que eles utilizem de um a cinco dedos da mão, um sistema simples que pode envolver os mais relutantes e construir consenso dentro de um grupo.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=