REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 130
14 Revista Appai Educar É preciso enfatizar também que é primordial ter um olhar am- plo para o ambiente da sala de aula virtual. A incomodidade do estudante pode ter como causa inúmeros fatores, como: dificulda - des com a matéria, falta de moti- vação, problemas em casa, cyber- bullying , dentre outros motivos. Por isso, é preciso ter sensibilida- de para assimilar o que os alunos estão sentindo nesse momento. Sem sombra de dúvidas, outra proposta interessante é o diálo- go aberto com as famílias sobre a importância de ligar a câmera durante as aulas. Esse assunto não pode ser deixado de fora das reuniões de pais, especialmente porque ainda não se sabe até quando o ensino remoto deverá permanecer. E o desempenho dos estudantes está muito ligado às interações que ele faz com o docente. Nesse aspecto, a direção pode ser bem firme com as famí - lias para mostrar que o processo de aprendizagem não depende apenas dos educadores, que do outro lado da tela os alunos tam- bém precisam se envolver com as atividades propostas. Ainda que o ambiente seja dividido com os irmãos ou até mesmo com os pais em home office , o microfone do aluno pode ou não ficar ligado. Com prática e persistência, no entanto, você pode chegar a estratégias que funcionam. Os alunos precisam de alternativas, incentivo ou confiança para ligar as câmeras, e é provável que haja uma solução adequada para sua turma. E, como estamos aqui para ajudar você, professor, nessa im- portante missão, seguem abaixo 10 estratégias sugeridas à Revista Appai Educar, pela pedagoga Juliana dos Santos, que podem ser usadas com os estudantes. “O importante é gerar um ambiente confor- tável entendendo o aluno como indivíduo, zelando pelo engaja- mento e a aprendiza- gem, considerando o perfil da aula e da turma e suas particu- laridades, mostrando que o respeito pelo ser humano é a base de uma gestão eficiente no ambiente escolar”. Juliana dos Santos
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=