REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 130
Revista Appai Educar 13 ? Q uando o assunto é “ativar a câmera” da plata- forma de ensino remoto, muitos alunos sen- tem vergonha de aparecer e os professores não podem forçá-los a isso, de acordo com o conselho de educação e a Ordem dos Advo- gados do Brasil (OAB). O pedido precisa ser algo bastante natural, da mesma forma que a instituição de ensino não pode obrigar o estudante a comparecer nos módulos presenciais. Seja por insegurança ou até mesmo desmotivação, a maioria dos estudantes prefere permanecer com a câmera desativada. Essa ação não apenas diminui o aproveitamento das aulas como também pro- porciona uma experiência ruim para ambos os lados. Mas é nessa hora que a relação aluno-professor deve estar forta- lecida. Uma vez que o estudante confia no educador e sente que é bem-vindo por ele, as barreiras que causam desconforto em deixar a câmera on-line podem ser rompidas. De acordo com a pedagoga Ju- liana dos Santos, de Gravataí/RS, para compreender melhor o que os discentes estão sentindo, é preciso em primeiro lugar fazer uma pes- quisa anônima com as turmas, que pode ser realizada gratuitamente pelo Google Forms. Assim, as ações posteriores podem ser propos- tas para solucionar os impasses de maneira mais efetiva.
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