REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 129
Revista Appai Educar 13 12 Revista Appai Educar 3. Bolo de letrinhas: crie uma receita culinária simples para que seja executada em casa com a presença dos pais. En - quanto é feito o preparo, devem - -se enfatizar as palavras e sua composição de letras. 1. Alfabeto de nomes: crie um alfabeto visual com o nome de todos os alunos e da professora. Essa é uma ótima es - tratégia, pois trata-se das primeiras palavras de referência das crianças, que assim vão se tornan - Sugestões de atividades para alfabetizar a distância Ruam Renata Rodrigo Rita Richard Rafaela Rebeca Rui Ricardo Ruam 2. Roda de leitura virtual: os momen - tos de leitura realizados pela professora são funda - mentais. As crianças escutarão uma leitura modelo, com entonação, sinais de pontuação, gestos. Além Bolo de Cenoura de Caneca *Fonte: Mixidão .com.br Ingredientes: - 4 colheres de sopa de farinha de trigo - 1 ovo bem batido - 1 colher de sopa de margarina - 3 colheres de sopa de açúcar - 1 colher de sopa de cenoura ralada - 3 colheres de sopa de leite - 1 colher de café de fermento químico - 1 quadrado de uma barra de chocolate do estáveis. A partir delas, será mais fácil criar no - vas relações e ampliar o seu repertório. Com boas intervenções (inicialmente em nível oral), os alunos conseguem se desapegar do que é o objeto para refletir sobre a língua. disso, é importante que boas perguntas sejam fei - tas, explorando o gênero textual, as ilustrações, as informações dos autores e ilustradores. Modo de preparo: Derreta a margarina e misture bem todos os in- gredientes com exceção do chocolate, que deve ser colocado no meio, mas só quando tudo estiver bem homogêneo. Leve ao micro-ondas por 3 minu - tos ou até assar. A professora Daniele ainda enfatiza para que o docente não tenha medo de repetir atividades, su - gerindo apenas modificar os textos e palavras. “To - das as ideias podem ser repetidas com escrita, pa - lavras e sílabas diferentes. Repetir é bom! Quando reeditamos uma situação de aprendizagem que a criança já conhece, suas funções cognitivas podem ficar ainda mais focadas no conteúdo do que nas regras da situação em si, pois já terá havido uma apropriação daquele jogo/atividade”, finaliza. Por Richard Günter Fontes: Nova Escola | Instituto Neuro Saber | EBC Fotos: Banco de imagens
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=