REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 129
Revista Appai Educar 11 10 Revista Appai Educar É nesse momento que os professores precisam enfatizar que os familiares são ferramen - tas de estimulo à leitura com simples ações que já fazem parte da rotina do dia a dia. Mas claro, tentando amenizar a an - siedade comum nesse período de alfabetização, já que é normal os pais criarem expectativas. É preciso corroborar que a atual situação também propõe novos desafios, e respeitar o tempo do pequeno aluno é fundamental. Vale ressaltar que os pais, certamente, ficam inseguros com a alfabetização remota e podem se sentir perdidos na hora de ajudar seus filhos a ler e escre - ver. Por isso é imprescindivel lembrar que esse é o objetivo do professor e da escola, e que cabe aos pais estimular a apren - dizagem. De acordo com o docu - mento publicado pelo Ministério da Educação (MEC), a alfabetiza - ção em casa é um processo cujo foco está no desenvolvimento das habilidades de leitura e es- crita. Por isso é de extrema im - portância adaptar uma rotina de estudos para os pequenos com um tempo destinado à leitura, mesmo que com acompanha - mento da família. E da mesma forma incentivar os alunos a es - crever todos os dias. Em uma conversa exclu - siva com a redação da Revista Appai Educar, a professora do Ensino Infantil em São Paulo, Daniele Monarco, diz que, duran - te a alfabetização dos pequenos, é preciso reinventar dia a dia o estímulo à leitura, pois só a partir daí é que os alunos consegui - rão aprender a escrever bem. “Durante as aulas remotas, leia trechos de textos e peça que os alunos continuem alguns pará - grafos. Essa é uma ótima forma de aguçar a curiosidade deles até que possam ler tudo sozi - nhos”, ratifica. De acordo com a profes - sora, no início do aprendizado ...os familiares são ferramentas de estimulo à leitura com simples ações que já fazem parte da rotina do dia a dia. da leitura é importante oferecer livros com muitas imagens e pouca escrita e, aos poucos, ir aumentando a quantidade de textos conforme o desenvolvi - mento da criança. “Quando elas têm um desafio para além do que estão preparadas, podem ficar desestimuladas. É impor - tante oferecer livros de acordo com a sua faixa etária e com seu nível de leitura”, ressalta. Daniele Monarco ainda lista 3 tópicos para os quais se deve ficar atento na hora de criar sua metodologia. Incentive as crianças a ler nos jornais temas do seu interes- se. Existem cadernos especiais para elas. Estimule a leitura para além dos livros, jornais e revis - tas. Chame a atenção da criança para placas, outdoors , para tudo que está a sua volta. Mostre a importância do texto para a sua compreensão do mundo. Torne a leitura para seus alunos algo prazeroso e não uma obrigação. “...é preciso muita criatividade sob a orientação dos professores e, rigorosamente, dos pais, já que se trata de um processo complexo o aprendizado da leitura e da escrita.”
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=