REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 129
Revista Appai Educar 7 6 Revista Appai Educar Vamos começar a colocar a mão na massa? Que tal propor um debate, exposição de fotos ou até um filme coletivo? Você pode começar abordando a função histórica da fotografia e sua evolução ao longo dos anos. Graduada em Peda- gogia, Jussara de Barros explica que o desenvolvi- mento do trabalho envolverá aspectos da interdis- ciplinaridade, através da história da fotografia, con - ceitos básicos de óptica e semiótica, discussões acerca das pesquisas, relatórios descritivos do andamento do projeto, registro em ata das aulas, dentre várias outras formas de se envolver o grupo. O primeiro passo é conversar sobre a ideia de se trabalhar com o uso de celulares, exclusivamen- te para fotografias e vídeos, propondo pesquisas sobre o tema. Podem começar discutindo sobre a sua história e a do cinema mudo, criando mo- mentos em que a turma assista a um filme antigo, como os de Charlie Chaplin, por exemplo. Após esse momento, é legal fazer uma análise de fotos em preto e branco, comparando-as às coloridas. Numa outra ocasião, podem conversar sobre como acontece o processo fotográfico, construin - do uma câmara escura, com uma caixa de pape- lão e papel fotográfico, bem à moda antiga. “Se quiserem, poderão convidar um fotógrafo do tipo ‘lambe-lambe’ para apresentar os recursos que utiliza para fotografar. A partir desses conceitos e aprendizagens, novas descobertas, troca de co- nhecimentos e discussões, escolherão um tema para fotografar e montar um trabalho coletivo. Para isso, cada aluno apresentará uma única foto, a fim de que ela componha o filme”, explica Jussara. As fotos poderão ser reveladas ou impressas para que os alunos organizem a série, fazendo uma prévia do filme. Com o material em mãos, poderão trocá-las de lugar, até conseguirem montar uma estrutura de imagens que faça sentido, que deverá ser afixada no mural ou nas paredes da sala. De - pois, é só partir para a edição do filme, na sequên - cia escolhida. Projetos pedagógicos que deram certo! Está achando que as dicas aca- baram? Que nada! Por aqui, na Revista Appai Educar, já com- partilhamos inúmeros projetos ligados à fotografia. Por isso, hoje vamos relembrar algumas dessas iniciativas desenvolvidas por educadores de diversas regiões do Brasil, que trouxeram resultados muito positivos e podem inspirar você nas aulas do dia a dia, mesmo com o ensino híbrido. Confira essa seleção exclusiva! Foto por NordWood Themes 10 DICAS PARA FOTOGRAFAR SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Nos tempos das redes sociais, fazer boas imagens é saber contar histórias! Muitos professores fotografam os projetos realizados em sala de aula para compartilhar na internet ou acompanhar o desenvolvimento dos alunos. Essa é uma prática va- liosa que pode ajudar o educador com as suas anotações e servir de material para futuras melhorias e reformulações. Aponte a câmera do seu celular para o código ao lado e leia a matéria completa! EDUCAR EM REVISTA: FOTOGRAFIA DA ESCOLA No programa “Educar em Revista”, o assunto é “Fotografia da Escola”. Nossa equipe bate um papo com um timaço de professores: o casal Luis Felipe e Ana Paula Pereira, que faz sucesso nas redes sociais; Leonardo Freitas, que usa mú- sicas e paródias para ensinar Geografia; Tatiana Barradas, que utiliza a fotografia em sala de aula; e Vilma Soares, com seu projeto sobre inclusão na pandemia. Para assistir, aponte a câmera do seu celular para o código ao lado. ALÉM DO QUE SE VÊ Projeto utiliza a fotografia para conscientizar e empoderar os estudantes de um colégio em São João de Meriti. A partir daí eles desenvolveram uma exposição que recebeu o nome de “Além do que se vê”. O intuito foi problematizar ques- tões que ainda permeiam o cotidiano no que diz respeito ao preconceito racial e conscientizar os jovens acerca dessa questão. Para saber mais, aponte a câmera do seu celular para o código ao lado. STOP MOTION: A TECNOLOGIA EM SALA DE AULA Buscando trazer a tecnologia para a sala de aula, uma professora de São João de Meriti teve a ideia de trabalhar com a animação durante as aulas de Geografia. O intuito foi fazer com que os alunos conhecessem noções básicas da linguagem de animação, estimulando assim a imaginação e a criatividade. Aponte a câmera do seu celular para o código ao lado e leia a matéria completa! Para conhecer outros projetos ligados ao tema ou demais disciplinas, acesse a página da revista no site da Appai. E não esqueça de enviar o seu projeto para a nossa equipe através do e-mail redacao@appai.org.br. Vamos adorar conhecer seu trabalho e quem sabe divulgar nas próximas edições da revista. E se você é professor e associado da Appai, pode se especializar no assunto através dos cursos do Benefício Educação Continuada e EAD Appai. Basta acessar o Portal do Associado, depois a pá- gina do benefício EAD e buscar por “Fotografia”. Vão aparecer diversas opções, entre elas o curso de Fotografia e Vídeo com o Celular, Fotografia, Fotografia Digital, Fotografia de Gestantes, Bebês e Newborn, entre outros. Por Jéssica Almeida Fotos: Banco de imagens gratuitas do Freepik e Unsplash. Fonte: Brasil Escola.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=