REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 129

Revista Appai Educar 45 44 Revista Appai Educar Por Antônia Lúcia Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (Ceasm) Praça dos Caetés, 7 – Morro do Timbau – Maré Rio de Janeiro/RJ CEP: 21042-050 Tels.: 3105-1070 / 98485-7577 (whatsapp) E-mail: contato@ceasm.org.br Professor: Luiz Lourenço Escola Municipal Bernardo de Vasconcellos Praça Santa Rosália, 100 – Penha – Rio de Janeiro/RJ CEP: 21070-44 Tel.: (21) 3886-0788 Professor: Wandre Pinto Ao trazer para a sala de aula a ideia de que todos deveriam conhecer um pouco mais do bairro em que vivem, o professor passou a perceber o quanto essa experiência mudou completamente a relação que eles, alunos, têm com a localidade hoje. “Agora eles chegam e dizem: professor, agora eu vou no Parque Xangai ou na igreja da Penha, mas eu levo meus pais e conto a história do lugar”, afirma. De acordo com Wandre, esse projeto criou uma história de atravessamento e de troca de me- mórias, pois muitos alunos trazem para as aulas fotos antigas de seus familiares reforçando esse aprofundamento da história local. Ao explicar o nascimento e os objetivos do proje- to, o professor de História conta que ele consistia na criação de mapas afetivos que evidenciassem o traje- to dos alunos entre suas casas e a escola. Entretanto, com o resultado planilhado, os estudantes e o profes- sor foram além e iniciaram a elaboração de roteiros turísticos do conhecido bairro da Penha, um dos mais antigos e tradicionais da Zona da Leopoldina. O projeto foi tão bem aceito pela comunidade escolar e pela direção, que se transformou em um roteiro aberto também aos visitantes. Em um de- terminado período do mês, o professor, junto com os alunos monitores, abre a agenda de passeios na página do Facebook e coloca nas redes sociais. E ali mesmo as pessoas podem fazer sua inscrição e participar do rolê. Lembrando que, por conta da pandemia, os passeios deram uma pausa. No plano pedagógico, o projeto tornou-se in- terdisciplinar, com a adesão de várias disciplinas, como a Língua Portuguesa, a Geografia e outras que têm trabalhado em cima da temática, colabo- rando e pontuando com suas turmas. CURIOSIDADES: vamos saber um pouco mais sobre as diferenças entre os tipos de mapas temáti- cos existentes, tais como político, temático ou físico. Mapa Físico: reúne diversas informações rela- cionadas com os aspectos físicos de algum local (relevo, altitude, hidrografia etc.). As cores do mapa indicam alguns tópicos importantes. Por exemplo, o marrom é usado para apontar planaltos e monta- nhas, as cores mais escuras para se referir à altitu- de e o verde para marcar planícies. Mapa Político: reúne diversas informações sobre as regiões administrativas de um território, ou seja, a divisão político-territorial. Assim, ele apresenta os estados, capitais e cidades mais importantes. A pre- sença das cores também é essencial nesse tipo de mapa, marcando a fronteira entre os territórios. Mapa Turístico: apresenta locais onde o turis- mo é assinalado como uma importante atividade econômica. Ele pode reunir os principais lugares onde essa atividade é muito explorada, bem como instruir alguns turistas sobre os pontos interessan- tes de alguma região. Por exemplo, os principais monumentos, museus, bibliotecas, ruas históricas de uma cidade, estado, país. Saiba mais em: Toda Matéria. Baixe e compartilhe mais de 30 mil mapas em: Portal de mapas. O docente explica que os alunos-monitores têm a responsabilidade de levar, juntamente com o professor, não somente estudantes, mas todos que se inscreverem na caminhada do Rolê da Penha, contando um pouco das curiosidades da região. “É muito legal quando a gente passa pela rua princi- pal do bairro e pessoas que nós nem conhecemos falam: “E o pessoal do Rolê tá aí”, declara Wandre com muita satisfação e alegria de quem transfor- mou olhares. Vista para igreja da Penha. Foto: Gabriel Monteiro / Agência O Globo "Agora eu vou no Parque Xangai ou na igreja da Penha, mas eu levo meus pais e conto a história do lugar"

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