REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 129

2 Revista Appai Educar 3 Língua Portuguesa Língua Portuguesa Por Sandro Gomes* SITUAÇÕES ENVOLVENDO PRONOMES DEMONSTRATIVOS *Graduado em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Revisor da Revista Appai Edu- car, Colunista da Appai, Escritor e Mestre em Lite- ratura Brasileira. Três empregos básicos podemos dar aos De- monstrativos, pronomes que têm a função de situar no tempo e no espaço seres e coisas que aparecem num discurso, sempre em relação às pessoas que partici- pam da comunicação. No caso do uso culto da língua, o emprego correto faz diferença, e é isso que vamos abordar aqui. 1 – Demonstrativos indicando situações no tempo Este se refere a tempo presente: Esta semana (a que está em curso) será decisiva . Esse e Aquele fazem referência a tempo passado. Observe: Viajei a Paris em 2005. Esse ano foi inesquecível. Repare que o pronome esse se refere a um passado próximo, algo que aconteceu relativamente há pouco tempo. Se o fato ocorreu num tempo mais remoto, de- vemos dar preferência ao pronome aquele . Veja: Viajei a Paris em 2005. Naquele tempo não apreciava a Europa. Obs.: Note que a diferença entre os tempos próximo e remoto é muito sutil, pois se trata de um enfoque psi- cológico. O desenvolvimento de cada falante/escritor vai determinar o uso do demonstrativo mais adequado. 2 – Demonstrativos indicando situações no espaço Este, esta, isto são usados quando o objeto está pró- ximo à pessoa que fala. Observe: Esta sala é mais arejada. (A sala onde está a pessoa que fala). Isto é o que lhe confio. Esse, essa, isso são usados quando o objeto está próximo da pessoa com quem se está falando. Veja: Essa sala é mais arejada. (Agora se trata da sala onde está a pessoa a quem se fala). Isso aí é mais adequado para essa tarefa. Aquele, aquela, aquilo são usados quando o objeto está distante das duas pessoas, quem fala e aquela a quem se fala. Acompanhe: Aquele quadro é de muito bom gosto. Aquilo foi muito intrigante. 3 – Demonstrativos expressando situações no pró- prio texto Veja as duas seguintes situações: primeiro usando este, esta, isto . O presidente citou este fato: “Nossa economia tem crescido sem atropelos.” Repare que na primeira frase o demonstrativo anuncia algo que virá posteriormente, no caso a fala atribuída ao presidente. Ocorre um anúncio do que será decla- rado. Veja outro exemplo: Em seguida declarou isto : “Temos que tentar com mais veemência.” Agora um caso empregando esse, essa, isso . São usados quando a referência é feita posteriormente ao que foi citado. “Nossa economia tem crescido sem atropelos.” Essa foi a frase do presidente. “Temos que tentar com mais veemência.” Declarou isso em seguida. Agora é praticar na leitura e na escrita. Até a próxima, pessoal! SU MÁRIO 4 C A L E N D Á R I O FOTOGRAFIA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM 3 L Í N G U A P O R T U G U E S A SITUAÇÕES ENVOLVENDO PRONOMES DEMONSTRATIVOS 8 E D U C A Ç Ã O I N F A N T I L SAIBA COMO ESTIMULAR A LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO REMOTA 14 L I T E R A T U R A I N F A N T I L POR AQUI TAMBÉM ESTÁ ROLANDO MARATONA! 18 L E I T U R A PROFESSOR: UM AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO 20 M A T É R I A D E C A P A UMA MARATONA QUE VAI DEIXAR SAUDADES 28 R E D E S O C I A L E T E C N O L O G I A PROFESSOR, BORA ENGAJAR NESSE CONTEÚDO 34 V A L E A P E N A L E R D E N O V O VOCÊ SABIA QUE AS PALAVRAS TÊM PODER? 38 G U I A H I S T Ó R I C O ESPAÇO CIÊNCIA VIVA 40 G E O G R A F I A PROFESSORES TRANSFORMAM COTIDIANO ESCOLAR CONSTRUINDO MAPAS Conselho Editorial Julio Cesar da Costa Ednaldo Carvalho Silva Jornalista Editora Antônia Lúcia Figueiredo (M.T. RJ 22685JP) Coord. de Comunicação Luiz André Ferreira Assistentes de Editorial Jéssica Almeida e Richard Günter Designer e Assistente Gráfico Luiz Cláudio de Oliveira Yasmin Gundim Revisão Sandro Gomes Colaboração Andréa Schoch Professores, enviemseus projetos para a redação da Revista Appai Educar: End.: Rua Senador Dantas, 117/229 2º andar – Centro – Rio de Janeiro/RJ. CEP: 20031-911 E-mail: jornaleducar@appai.org.br redacao@appai.org.br www.appai.org.br EXPE DIEN TE

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=