REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 129

Revista Appai Educar 19 18 Revista Appai Educar Leitura PROFESSOR: UM AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO A importância do docente na formação dos alunos N inguém nasce sabendo, não é mesmo? Precisamos de al- guém que nos ensine o que é necessário para viver e atuar na sociedade, desde o início de nosso desenvolvimento. E qual a importância do profes- sor nesse processo? A sala de aula é o ambiente sagrado onde o co- nhecimento é compartilhado, afinal os professores realmente nos ensinam muito e, inevitavelmente, aprendem com seus alunos também. E essa troca de conhecimento é extremamente importante, con- siderando que é a partir desses momentos que o estudante passa a ter uma consciência mais apurada, um senso crítico mais afiado, assim como uma noção de vida mais ampla, tudo por estar em contato direto com uma pessoa adulta, experiente, com uma forma- ção adequada e grande vocação para ensinar. Entre as muitas dificuldades e desafios da car - reira, não há dúvidas de que ser professor é muito importante para o avanço do país e tem papel es - sencial na educação, ao impactar positivamente a vida de milhares de alunos. Quem ratificou a importância do mestre na vida social, com muita clareza e visão de futuro, foi Pau- lo Freire, educador e filósofo brasileiro, considera - do um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, que influenciou o movimento chamado "pedagogia crítica". E para fortalecer o entendimento sobre o papel do seu ofício na so- ciedade, separamos títulos de livros escritos por Paulo Freire que estão disponíveis gratuitamente para leitura. Leia: Professora sim, tia não Educação como prática de liberdade Pedagogia da autonomia Por uma pedagogia da pergunta Carta de Paulo Freire aos professores Paulo Roberto Padilha, Janaina Abreu, Ângela Biz Antunes Organizadores EaD Freiriana Artigos e Projetos de Intervenção produzidos durante o curso A Escola dos meus sonhos Edição 2018 ministrado pelo professor Moacir Gadotti Boa leitura! Por Richard Günter *Livros disponibilizados pelo Centro dos Professores do Estado do RS (Cepers)

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=