Revista Appai Educar - Edição 128

6 Revista Appai Educar Vamos começar a colocar a mão na massa? Que tal propor aos alunos debates, palestras e outras atividades que estimulem a pensar como a Ciência está presente em nosso cotidiano? Você pode também es- timular o estudante a ensinar o que apren- deu. Como? Cada turma pode confeccio- nar materiais didáticos ou apresentações envolvendo determinado conteúdo que poderá ser utilizado nas séries anteriores. Por exemplo: o 6° ano pode elaborar para o 5° uma cartilha sobre doenças, uma mídia sobre ciclo da água, um jogo da memória envolvendo conceitos sobre célula ou uma maquete explicando os mecanismos dos vulcões. Já no 5° ano um grupo pode fazer cartazes sobre o desenvolvimento da se- mente ou um rap sobre as borboletas para o 4° ano. E assim sucessivamente. O professor deverá dar ideias, suges- tões e orientação para o desenvolvimento dos trabalhos. Uma lista de temas para esta atividade poderá ser feita por cada um dos educadores, previamente, a fim de que cada grupo decida o que achar melhor e faça sua pesquisa. Fotografar ou gravar cada uma dessas apresentações e, no fim, criar um mural (mesmo que seja virtual, no caso de ensino remoto) é uma forma de es- timular os alunos. O Brasil conta com grandes cientistas em diversas áreas e, por isso, tem dado contri- buições significativas ao desenvolvimento do conhecimento no mundo.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=