Revista Appai Educar - Edição 128
Revista Appai Educar 27 Neuroeducação, um constante estudo do aprendizado Proporcionar aos seus alunos uma aprendiza- gem cada vez mais significativa, independente do período escolar, parece ser um desafio constante para professores e pesquisadores da educação. Um desses eixos, bastante conhecido, mas ainda muito a ser explorado pelo universo acadêmico em sala de aula, é a neuroeducação. Extraídas do “DNA” da neurociência – cujos avanços têm levado a um maior conhecimento do funcionamento do cérebro –, as técnicas educa - tivas ofertadas pela neuroeducação trazem à luz do professorado, de acordo com o pesquisador David Souza, a importância da ativação neuronal e a necessidade do desafio para manter a atenção, além de um feedback positivo-imediato que facilite a aprendizagem eficaz. As contribuições para que a neuroeducação seja vivenciada de maneira prática entre os edu- candos perpassa pela compreensão do professor de como se dá esse processo da construção do conhecimento, dentro desse arcabouço teórico, a fim de que se promovam ações que agucem o desenvolvimento cognitivo dos alunos, através das possibilidades e oportunidades da cada etapa da educação básica.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=