Revista Appai Educar - Edição 128

24 Revista Appai Educar Estratégias para tornar a aprendizagem mais interessante Vamos entender a história que contamos no início da maté - ria? Pois bem, durante a pande - mia, o docente conseguiu alfa- betizar uma aluna através de téc - nicas utilizadas na Neuroeduca- ção. Segundo Maura, cabe aos educadores buscar estratégias que façam com que a aprendiza - gem seja mais interessante e que aguce a curiosidade e atenção dos alunos, pois a aprendizagem de forma remota, sem a media- ção direta do professor, se torna um grande desafio. No ano passado a educadora criou um grupo da turma pelo WhatsApp e por lá enviava os vídeos, atividades, recados para os alunos e eles realizavam as atividades e as retornavam para as correções. “Também utiliza - mos um site da escola, com as crianças divididas por turmas, o que permitiu deixar de maneira organizada todos os conteúdos e atividades trabalhadas”, conta. Maura relata ainda que tam - bém tinha um encontro on-line (através de Meet) semanalmente com toda a turma. “Me coloquei à disposição de alguns estu- dantes ou suas famílias para outro encontro remoto individual, aqueles com mais dificuldades de aprendizagem (laudados ou não). E duas alunas demonstra- ram interesse por esses eventos individuais. Como elas estavam no mesmo nível de aprendiza- gem, passei a atendê-las uma vez na semana, quando traba - lhava com as duas a alfabetiza - ção, desde o princípio (alfabeto, vogais, consoantes, famílias silábicas), utilizando recursos concretos e lúdicos nesses nossos eventos semanais. Fizemos esses encontros durante todo o ano e pude, dessa forma, perceber a evolução na aprendizagem destas alu - nas”, lembra a professora. Mesmo tendo tido apenas um mês de aula pre- sencial, a estudante Raissa Sara dos Santos Brito, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Gene- ral Osório, se dedicou nas atividades virtuais e con- seguiu alcançar o objetivo que buscava desde o 1º ano: aprender a ler e escrever, compreendendo os

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=