REVISTA APPAI EDUCAR EDIÇÃO 127

Revista Appai Educar 21 “O brincar expressa a forma com que a criança pensa e constrói a realida- de. É experimentar o novo, criar a partir da experiên- cia adquirida e ampliar essa experiência através de novas aprendizagens”. Foi com esse pensamento que o educador Glaucio Bandeira reinventou o brincar na quarentena, reforçando essa atividade cotidiana como algo fundamental à vida dos pequenos. Glaucio atua na Brinquedoteca da Universida- de Estácio ( Campi Niterói e Alcântara) e conta que o intuito do espaço é possibilitar que crianças e adultos exercitem sua cidadania através de brinquedos, livros e brincadeiras, “auxiliando na construção de con- ceitos, ideias e valores sobre seu universo cultural”, garante. Com uma abordagem participativa, o espaço funciona a partir de um cronograma de atividades elaboradas por ele e pelos alunos responsáveis pelo projeto. Antes do Coronavírus, o espaço atendia os filhos das estudantes de pedagogia que não tinham com quem deixar os pequenos e os levavam para a universidade. Porém, com a chegada da pandemia, os educadores tiveram que se reinventar, transforman- do esse espaço lúdico em um lugar do brincar virtual através de uma página do Instagram (@estabrincando) e da plataforma Teams. No Instagram, são postadas atividades, dicas de filmes, links , jogos, livros e lives . “Esse espaço se configura como uma importante ferramenta trazendo subsídios teóricos e práticos para o brincar”, garante Glaucio. Sobre o conteúdo compartilhado na rede social, ele conta que está recebendo feedbacks po-

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=