REVISTA APPAI EDUCAR EDIÇÃO 127
Revista Appai Educar 1 2 Fundamentos para a vida Essa transformação se faz urgente nesse novo ambiente educacional em que as velocidades da propagação da informação caminham lado a lado com as novas metodologias de ensino-aprendiza - gem. Pois, se essa sinergia não acontece, alguém fica para trás, sendo excluído do direito à educa - ção e ainda de outros, como, por exemplo, o de ser reconhecido como uma pessoa de direitos e não apenas de deveres. É sabido que nessa curva educacional a es- cola formal tem o papel de disseminar o conceito de uma educação para a democracia. Mas, frente às vivências diárias, como tratar/falar da violação desses direitos com os alunos sem desestimular a importância desse processo em nosso cotidiano? “Ser educador é lutar constantemente contra a disseminação de ódio e fake news . Estamos na sala de aula, com alunos que são bombardeados o tempo inteiro por este tipo de conteúdo, seja pelas redes sociais, seja através dos pais. O que podemos fazer é criar meios para contornar isso, incentivando o uso das tecnologias e o compartilhamento de notícias de forma consciente, mostrar e difundir páginas e si- tes que fazem a checagem destes conteúdos etc. Toda ação é válida para estimular estudantes e responsáveis a se esclarecerem quanto ao mal que é passar adiante esse tipo de notícia”, sintetiza o professor George Mello. O professor da praça, Silvério Moron, acredita que a evasão escolar é um canal de escoamento que precisa ser sanado, fechado, haja vista que não somente a comunidade escolar, mas sobre- tudo, a escola tem esse papel, uma vez que edu- cação é um pilar central dos Direitos humanos. “ O aluno tem que chegar na escola, tomar seu café reforçado, almoçar e depois o café da tarde. Isso é um ponto primordial para o aluno, pois quem tem fome não aprende. Já em rela - ção aos professores, de todos os níveis e segmentos, penso que eles precisão ser valoriza- dos, ter plano de carreira e um salário motivador, aliado ás polí- ticas voltadas à educação, essas questões não podem estar isola- das, pois é esse somatório que resulta em uma educação qua- litativa e promissora. ”, ressalta o professor da Praça Silvério da Silva Moron.
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