REVISTA APPAI EDUCAR EDIÇÃO 127
Revista Appai Educar 1 0 Alunos e professores: protagonistas desse desafio Para a professora Priscila Cruz, da Escola Municipal Dom João VI, falar sobre Educação em Direitos Humanos é dar voz à cidadania. “Quando me debruço sobre esse assunto, penso logo em cidadania, que também me faz lembrar da Educação. Venho trabalhando com projeto interdisciplinar na escola há 4 anos e cada passo que damos é na direção de desenvolver nos pequenos o gosto pela leitura. E isso tem tudo a ver com cidadania, pois crianças que gostam de ler compreendem o que está sendo lido, o passado, o presente e ficam atentas ao futuro”, pontua a professora. Ao opinar sobre o assunto, o professor de História George de Melo, que leciona no curso pré-vestibular EDUCAFRO, ressalta que uma educação baseada nos Direitos Humanos já é algo previsto em diversos lugares, como a Declaração Universal dos Direitos Huma - nos, de 1948, e a Base Nacional Comum Curricular, homologada em 2018. “São conceitos básicos que norteiam todos os componentes curriculares da educação; básicos, mas necessários na construção e formação de qualquer cidadão. Quando analiso dentro da área de História, entendo que nós professores temos o dever de formar cidadãos críticos para a sociedade, que atuem o tempo inteiro na construção de um mundo melhor. Temos vivido tempos sombrios, onde a nega - ção da ciência e das informa - ções verdadeiras tem sido fre - quente, a pós-verdade é o novo padrão do mundo virtualizado”, enfatiza George. Foto por Gabriel Tovar em Unsplash
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