Revista Appai Educar nº 126 On-line

28 Revista Appai Educar Recomendações internacionais A medida recomendada por instituições in- ternacionais, como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por governos e entidades mé- dicas e científicas, como a Fiocruz e a Academia Americana de Pediatria, inclui desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, com conteúdo de diferen- tes disciplinas. No Brasil, um bom exemplo vem do Instituto Alana, que defende o que eles chamam de “desemparedamento” da infância. Para a gestora de Educação de Jundiaí, Vasti Ferrari Marques, vem com muita força a ideia de que melhor que uma janela ou uma porta aberta é estar no jardim, nas quadras e em espaços que o bairro ofereça. “Além disso, trata-se de um contex- to investigativo diferente, não de cadeiras enfileira- das”, menciona. Planejamento Como tudo na vida, o planejamento nesse novo momento torna-se fundamental, não somente por parte dos gestores e professores, como também de pais, alunos e toda a comunidade escolar. Se- gundo Vasti, os educadores precisam de um plane- jamento amplo para adequar esses conteúdos aos ambientes externos ou mesmo na escola. "Melhor que uma janela ou uma porta aberta é estar no jardim, nas quadras e em espaços que o bairro ofereça."

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