Revista Appai Educar nº 126 On-line

22 Revista Appai Educar Segundo uma das coor- denadoras da instituição, Mahra Farias, a direção da escola per- cebeu que precisava atuar para não criar uma desigualdade entre alunos com e sem acesso à in- ternet. “Logo que saiu o decreto do isolamento social, e as aulas da educação remota começaram, nós pensamos: como vamos atin- gir os nossos alunos que não têm como usar tecnologia, ou aqueles cuja internet tem baixa qualidade. Aí veio a ideia do delivery ”, expli- ca Mahra. A coordenadora conta ainda que várias pessoas, entre elas mototaxistas, colaboraram para que as atividades chegassem aos alunos. “Nós temos os professores, diretores de turma que entregam na residência, tomando sempre todo o cuidado, seguindo o protocolo de máscara, álcool em gel, distanciamento. Nós também temos alguns pais que moram em determinadas localidades que vêm aqui no centro da cidade resolver alguma coisa, e a gente entra em contato para levar essas atividades para essa comunidade. Aí ele distribui, recolhe e devolve pra escola”, conta em detalhes. O compromisso da Imaculada Rede de Educação com os alunos e as famílias, oferecendo informação e for- mação de qualidade, continua mesmo durante a quarentena. As unidades da instituição têm oportunizado o acesso aos con- teúdos referentes às disciplinas, enquanto os estudantes, com o auxílio dos pais, se organizam em casa para continuar pro- duzindo o seu conhecimento. Tendo como essencial a apren- dizagem, as aulas remotas têm alcançado até mesmo aqueles que moram na área rural e não dispõem de internet, como é o Corrente solidária fazendo a diferença caso da aluna Isabel Cravicz, que cursa o 5º ano do Ensino Fundamental I na Escola Nossa Senhora das Graças, de Ronca- dor, no interior do Paraná. Ela tem conseguido manter a rotina de estudos graças à ajuda de um casal de vizinhos, que con- cordou em ceder a senha do wi-fi para que pudesse assistir as videoaulas e realizar as ativida- des propostas pela professora.

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