Revista Appai Educar nº 126 On-line

18 Revista Appai Educar Pais e alunos têm hora marcada para receber material, evitando aglomeração. Antes de ser entregue, tudo é higienizado respeitando as orientações da OMS Quando se fala em EAD, Juliana Souza, pesquisadora e professora da pós-graduação em Metodologias Ativas da Faculdade Anhanguera, explica que o conceito é estudar fora do ambiente acadêmico físico e, para isso, é disponibilizado conteúdo on-line . Mas quando estamos falando da realidade das escolas públicas brasileiras, por mais que haja incentivos ao acesso à internet, existe a escassez dos recursos tecnológicos do estudan- te. E a partir daí se inicia uma grande discussão: é possível ter ensino a distância sem conexão à internet? De acordo com Juliana, tudo é possível! Em uma conversa exclusiva com a Revista Appai Educar, ela nos revelou cases de excelência nos quais professores conseguiram driblar esse desafio e permaneceram com o ensino de qualidade. “No Rio de Janeiro, por exemplo, o aluno que não tem condições de acompanhar as aulas pela plataforma disponibilizada pela Seeduc recebe o material impresso com as orientações. Em Mo- rungava, no Rio Grande do Sul, uma professora me relatou que a partir de uma doação conseguiu um lote de pendrives . E os alunos têm feito rodízio des- se material, sob a orientação dos professores e com o auxílio da administração da escola para realizar a higienização dos dispositivos”, relata Juliana. Foto: Seduc-PI

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