Revista Appai Educar nº 124 On-line

Revista Appai Educar 57 O-PEDAGÓGICO Saiba como aplicar o PPP na sua unidade escolar infantil Isso porque as brincadeiras fazem com que os pequenos explorem sensações, reajam aos estímulos e vão ganhando auto- nomia no processo. Por trazerem inúmeros benefícios para o público infantil, as ativida- des educacionais para essa faixa etária de- vem ser dinâmicas e precisam fazer parte da rotina da escola, já que é o ambiente onde os pequenos passam boa parte de seus dias. O estímulo acontece a partir de dife- rentes ações necessárias para a execução das atividades, como imaginar, falar, criar, re- presentar, por meio de desenhos, gestos ou textos. A prática lúdica permite que a criança tenha contato com regras, enfrente desa- fios, monte estratégias, explore ambientes e pratique a concentração. Tudo isso ajuda no desenvolvimento motor, físico, emocional, cognitivo e intelectual. Em outras palavras, ensina os pequenos a pensar e analisar dife- rentes situações. Dada a importância dessas ativida- des em sala de aula, é fundamental que as unidades escolares de educação infantil proponham uma variedade de processos recreativos durante a elaboração do projeto político- -pedagógico, o tão citado PPP. As diretrizes, metas e estra- tégias para a política educacional são determinadas pelo Plano Na- cional de Educação (PNE). Esse projeto visa garantir o direito à educação básica de qualidade, por meio da universalização do ensino obrigatório e ampliação das oportunidades educacionais. Ele também tem como finalidade reduzir as desigualdades e valori- zar os profissionais que atuam na área da educação. O que muita gente não sabe é que atingir as metas do PNE exige o envolvimento de agentes do governo, da socie- dade e da comunidade escolar. E um dos instrumentos que con- tribuem para o alcance desse objetivo é o PPP. A função das três letras engloba ações a se- rem executadas em um período de tempo específico e que tem como principal objetivo formar indivíduos que compõem e parti- cipam de uma sociedade.

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