Revista Appai Educar nº 124 On-line
Revista Appai Educar 55 ÁTICASNAPAUTA promovendo um ecodebate Para corroborar com essas atividades, selecio- namos 3 propostas pedagógicas alinhadas à BNCC para você lecionar sobre essa temática e conscienti- zar seus alunos através de um “ecodebate”. 1. Problemas urbanos e as ilhas de calor: pergunte aos alunos como eles expli- cariam esse conceito científico. No material dessa aula, você deve mostrar um gráfico com exemplos de ilhas de calor, em diferentes ambientes, para mostrar como essa definição se aplica à realidade. Com as informações contextualizadas, apresente um gráfico que será o desafio da turma. Os es - tudantes receberão propostas de ambientes que sofrem efeitos desse problema e deverão explicar e mostrar quais características dos exemplos cola- boram com o fenômeno. 2. Previsão do tempo: explique para a turma como funcionam as estações meteoroló- gicas. Um vídeo pode ser um bom recurso para levar esse conteúdo aos alunos, lembrando que a abordagem da aula é uma versão simplificada de como a humanidade faz e interpreta a meteo- rologia. Mostre a eles um quadro com panoramas meteorológicos em gráficos e sugira que façam suas previsões a partir da representação que você colocou à disposição da sala. As estratégias que eles usaram para interpretar os gráficos podem ser debatidas durante uma videochamada ou por ar- quivos de áudio. 3. El niño e La ninã: a partir de uma no- tícia sobre os fenômenos climáticos El niño e La niña, confira os conhecimentos dos estudantes e apresente um texto explicativo. Peça à turma para responder perguntas que ajudem a esclarecer quais são as causas desses fenômenos e como eles se manifestam no planeta. Em seguida, con- vide seus alunos a compartilhar suas descobertas com todos, por vídeo, áudio ou em um resumo es- crito do que entenderam sobre essa atividade. Por Richard Günter Fontes: Nova Escola | Mundo Educação | MEC
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=