Revista Appai Educar nº 124 On-line
50 Revista Appai Educar A psicóloga Caroline Lara afirma que é através da experiência da leitura e pelo in - termédio e contato com os diversos tipos de livros que as crianças com deficiência têm a oportunidade de acessar múltiplas leituras do mundo e aprender diferentes conceitos. “Quanto mais frequente e maior o acesso à literatura, mais variadas serão as informa - ções que elas captam, sendo mais rico seu aprendizado. Por isso a adaptação dos livros é uma das maneiras de que crianças com deficiências específicas possam ter contato não só com a leitura, mas com a aquisição de conceitos e de novas estruturas linguísticas”, explica. Segundo a especialista os benefícios da leitura na infância - nas diversas áreas do desenvolvimento, como cognição, linguagem, desenvolvimento motor, autocuidados e so- cialização - podem ser também apreendidos por uma criança com alguma deficiência. “Para além das influências que a leitura exer - ce no desenvolvimento saudável na infância, reafirmamos a importância do ato de ler como forma de construção do sujeito perante o mundo. A literatura tem grande impacto na forma com que o indivíduo percebe o mundo em sua extensão para além do que está ao alcance da sua percepção”, garante. Um direito de todos! Com o objetivo de proporcionar o acesso de crianças com deficiência à literatura, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SEDPcD), em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) e a ONG Mais Diferen - ças, está lançando o projeto Diversos – Livros acessí- veis e inclusivos . No site www.cti.org.br/site/livros-acessiveis estão disponíveis 13 obras literárias com recursos de acessibilidade que adequam a linguagem, o con - teúdo e a forma das histórias para ampliar a com - preensão de todas as pessoas. Entre os recursos
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