Revista Appai Educar nº 124 On-line
38 Revista Appai Educar Educadores que se destacaram em 2020 Conheça histórias inspiradoras de professores que transformaram a realidade de muitos jovens e fizeram a diferença na educação brasileira! Mesmo a distância e em um ano desafiador, 2020 mais uma vez provou que os professores sabem se adaptar às mudanças e inovar. Juntos lutaram por uma educação mais inclusiva e parti- cipativa, mesmo que de forma remota e em meio a tantas dificuldades. Os prêmios ligados à educa - ção também precisaram se reinventar e passar por transformações, mas elas aconteceram, e muitos nomes foram revelados e homenageados. A Appai também precisou se ressignificar e o En - contro de Educação desse ano aconteceu de forma totalmente on-line . Quatro educadores foram home- nageados, representando a classe e, claro, servindo de inspiração para os demais docentes. Um desses educadores, o professor Luiz Felipe Lins, cuja traje- tória e história abriu essa matéria, também recebeu o título de Educador do Ano eleito pelo Prêmio Edu- cador Nota 10, que celebra importantes iniciativas realizadas por professores Brasil a fora. O Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita e realiza desde 2014 a premiação em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho. Esse ano, a 23ª edição do prêmio precisou adaptar o formato para a nova realidade, e a tradicional cerimônia aconteceu como um programa de TV, com exibição multiplataforma nos ca- nais do Futura e no Globo Play. Luiz Felipe Lins foi consagra- do Educador do Ano, eleito pela Academia de Jurados, e também foi o vencedor da votação po- pular #Esseprojetoé10, realizada pelo site do prêmio. Ler transforma vidas Outra professora homenageada pela Appai no evento de educação desse ano foi Priscila Cruz, que sabe da importância de incentivar o hábito da leitura desde cedo. Ela atua na Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, é autora do livro “Ouvi Chover Poesias” e criou o projeto de leitura De Conto em Conto , que desde 2017 promove leitura, inter - pretação coletiva de textos e atividades interativas entre professores e estudantes de uma unidade de ensino da Zona Norte da cidade. A atividade interdisciplinar teve início com uma turma de 5º ano da Escola Municipal D. João VI, localizada em Higienópolis. Foi ali que começou a germinar não somente o incentivo ao contato com os li- vros, mas também a busca por um melhor desempenho na escrita, na identificação de gêneros e na interpretação textual dos educandos. “Me convenci de que era necessário incrementar o gosto pela leitura nos alu- nos. Para tanto percebi que era preciso mais do que simplesmente uma atividade isolada, mas algo que despertasse o interesse da turma como um todo e os estudantes se envolvessem no processo de aprendizagem na situação de protagonistas”, garante Priscila.
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