Revista Appai Educar nº 124 On-line

Revista Appai Educar 37 RAE – O que mudou? Elaborar, em conjunto com os alunos, um crono- grama de planejamento e ações a serem desenvol- vidas ao longo do projeto, onde ao final da execu - ção de cada etapa fazíamos uma análise e reflexão sobre os resultados obtidos, a fim de validá-la ou não, e prosseguir com as outras ações, é algo que vou utilizar para sempre em minhas atividades. No que diz respeito à busca de novos conhecimentos, o contato com arquitetos e engenheiros residentes no bairro trouxe para os alunos uma visão da im- portância de uma formação acadêmica, dos cami- nhos a serem trilhados e das dificuldades a serem enfrentadas para alcançá-la. RAE – Esse pode ser considerado um novo ca- minho na sua avaliação? Quanto à avaliação, além de observar se as habi- lidades previstas estão sendo consolidadas, pedir que eles escrevam sobre aquilo que aprenderam é muito significativo para mim. As autoavaliações me dão indicadores do quanto eles aprenderam, não só no aspecto matemático, mas também no formativo. O que expressaram em suas produções textuais é um material riquíssimo em termos de co- nhecimentos adquiridos. RAE – O que esperar de 2021? Um ano de desafios na área de educação. A pergun - ta que não sai da minha cabeça é: como trazer de volta os jovens que desistiram da escola para auxiliar no sustento da família? Acredito que precisamos acolhê-los para que se sintam bem e importantes, daí conscientizá-los e a seus familiares de que só o conhecimento pode abrir as portas de um futuro pro- fissional interessante para eles. Gostaria de trabalhar com formação de professores, contribuir para uma educação mais significativa na nossa cidade.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=