Revista Appai Educar nº 124 On-line

36 Revista Appai Educar RAE – Como os projetos se definem ou se colo - cam dentro dessas metodologias ativas? Esse projeto foi premiado agora, mas já trabalho com outros há muito tempo. Todavia, cada ano são crianças diferentes que trazem bagagens diferenciadas de aprendizagem, daí as adapta- ções metodológicas se basearem de acordo com a identidade daqueles alunos. Para assegurar a aprendizagem é preciso rever cada detalhe do pro- cesso educativo: o espaço da sala de aula, a grade curricular, os processos avaliativos, a questão da interdisciplinaridade e o despertar da inteligência emocional. Sou um professor atraído pelo desafio, pelas mudanças, pelo novo, e tenho consciência de que habitamos uma sociedade em permanente transformação e que podemos aprender a partir das indagações trazidas por nossas crianças. A chamada “sala de aula invertida” estava presente na minha atividade, mesmo sem tê-la colocado no meu planejamento pedagógico. RAE – O ensino “mão na massa” leva o aluno para mais perto do seu dia a dia? Atualmente ensina-se Geometria de forma hipo- tética, através de modelos. Você não desenha no quadro uma estrada de 1 km ou um terreno de dimensões 10m x 20m. Quando o aluno, principal - mente nos anos iniciais, traduz na prática aquilo que na maioria das vezes é apresentado por mo- delos passa a fazer mais sentido no que eles estão aprendendo, desperta a curiosidade, estimula o conhecimento por busca de novos saberes, enfim faz com que se sintam mais felizes. O saber ma- temático desenvolve um comportamento lógico de raciocínio, que, uma vez adquirido, você nunca mais vai perder.

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