Revista Appai Educar nº 124 On-line

Revista Appai Educar 35 RAE – Como seus alunos e colegas receberam a notícia? Com alegria e festa. Não só eles, mas toda a comu- nidade escolar e a localidade na qual estão inseridos. Eu separei alguns depoimentos de meus alunos e ex-alunos e amigos no Facebook: “O que falar desse professor que marcou minha vida. Bom, primeiro de tudo eu gostaria de parabe- nizar o senhor por essa conquista, por nunca desistir da educação, por nunca abandonar nenhum aluno quando demonstrou alguma dificuldade. Professor, você é um exemplo de ser humano, de homem e de educador”, João Vitor Barros. “Lembro que cheguei no colégio Alfa em 2013 no 7° ano, com meus 14 anos e uma reprovação na depen - dência de matemática (vocês já imaginam a desgraça que eu era em matemática né kkkkk). Ele tornou toda a minha revolta em matemática em amor, tornou a matemática algo tão simples que só ele sabe fazer”, Carolina Ribeiro. “Obrigada por ter feito tanto por mim e principalmente por não ter desistido de mim.” Luana Pinto Soroa. RAE – Como o senhor definiria o ano de 2020? Vivemos uma pandemia. Os alu- nos precisam conhecer a impor- tância de adquirir esses conheci- mentos. Ensinamos a eles e cer- tamente passam a valorizar mais os conceitos quando aprendem a usar. Mas nunca deixar de mostrar que, para ideias mais avançadas, precisamos de uma matemática mais sofisticada. E 2020 nos deu essa oportunidade através da tecnologia, da Inteli- gência Artificial e de todo o seu reinvento na educação. RAE – Que nota o senhor daria à matemática? Números infinitos. Se eles (alunos) têm uma senha que bloqueia o celular ou arquivos, devem isso à matemática. Nes- ses filmes tridimensionais, que eles adoram, um efeito de uma onda do mar, por exemplo, en- volve equações dificílimas para que essa cena aconteça, requer modelos e equações. Aprendi que nossas crianças nos sur- preendem quando as colocamos no papel de investigadores, de coautores de seus conhe- cimentos. É ter o aluno como protagonista, utilizando metodo- logias ativas, mas construindo os conhecimentos previstos nas habilidades do ano em que estão inseridos.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=