Revista Appai Educar nº 124 On-line

Revista Appai Educar 33 A história começa assim.... Panfleto na mão e Luiz Felipe pensou: “Posso pegar isso aqui e construir alguma coisa que faça sentido para meus alunos usando a matemática. Por que não?”, indagou a si mesmo. O primeiro passo era conversar com os estu- dantes sobre o que era uma planta baixa e suas aplicabilidades. E assim foi feito. Em sala, o educa- dor propôs que se formassem grupos e bolassem o projeto de uma casa. Nessa fase da atividade tra- balhou-se escala, proporção, medida, proporcio- nalidade, além de se desenvolver instrumentos de geometria. Em outra etapa, a proposta era levá-los a uma loja de construção para que eles fotografas- sem os pisos e revestimentos que, supostamente, seriam usados em seus projetos. “Nesse momento aproveitei para trabalhar divi - são de área e outras operações”, revela. Mas nes- se percurso, conta o professor, surgiu um impre- visto: a dificuldade de alguns com os números. Foi então que Luiz Felipe mostrou, mais uma vez, seu lado criativo e fez daquela dificuldade uma oportu - nidade de trabalhar com algarismos e operações. É hora de aplicar o conhecimento Munidos de conhecimentos e estimulados e envolvidos com a metodologia aplicada em sala para o desenrolar da atividade, os alunos começaram a criar as maquetes, ou melhor, dar vida aos seus projetos em toda a sua complexidade. A essa altura, os trabalhos já se transformavam em quase uma obra de arte da arquitetura, com toque peculiar do conhecimento adquirido por cada grupo de estudantes.

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