Revista Appai Educar nº 124 On-line
Revista Appai Educar 3 pensar a arte, a política, o altruísmo, enfim, seres protagonistas de suas histórias. Acreditamos na importância do processo ensino-aprendizagem para a formação de cidadãos conscientes de seu papel social. Nessa perspectiva, planejamos com cuidado nossas práticas pedagógicas, evitando, assim, atividades feitas a esmo. Temos uma proposta educacional com grandes chances de sucesso, e para buscar manter nosso trabalho com a mesma credibilidade e aceitação desenvolvemos nossas atividades na modalidade de educação remota. O acompanhamento dos professores passou a ser feito através de webconferência e redes sociais, onde foram orientados ao uso das novas ferramentas tecnológicas e quanto ao cumprimento da carga horária semanal. A escola mantém diálogo constante com toda a comunidade escolar (professores, alunos, pais, funcionários), estabelecendo sempre um clima de parceria, respeito, ética, transparência e produtividade. Para tanto, não poderíamos deixar de citar a necessidade real de promover a capacitação em serviço, o que fez toda diferença, onde os pares se ajudam constantemente, acreditando que cada um tem algo a contribuir, mesmo diante das dificuldades tecnológicas. Com o isolamento social imposto pela pandemia, as reuniões de pais e mestres deixaram de acontecer presencialmente e passaram a ser realizadas por webconferências aproximando as famílias das práticas pedagógicas, além de fortalecerem apoio no acompanhamento das atividades domiciliares. Quanto à gestão pedagógica, tem-se uma proposta orientada, construída e redimensionada a partir dos anseios da comunidade escolar, dos resultados obtidos a cada etapa do processo, sendo estas norteadas pela participação dos alunos nas aulas, de forma que adotamos uma postura comprometida sobretudo, com os aspectos: educação para equidade, acesso/ permanência/sucesso do aluno nas aulas remotas e a qualidade do ensino ofertada, como elementos possibilitadores da prática de cidadania. Somos conscientes de que o papel da escola, especialmente no contexto do ensino remoto, não se configura na mera transmissão de conteúdos; hoje, exige-se que se desenvolva nos alunos valores voltados à proatividade, resiliência e capacidade de organização. Mergulhar nessas questões das práticas pedagógicas, como vimos, arquiteta-se sob bases tradicionais e, ao mesmo tempo, da fluidez questionadora do mundo pós- moderno. Para tanto, exige-se um permanente debruçar-se sob as diversas possibilidades que as tecnologias, como as mídias sociais, podem trazer para o fortalecimento do processo ensino-aprendizagem na realidade pedagógica na qual estamos inseridos, buscando minimizar os impactos cognitivos e sociais. Maria Nágila Mendes Coelho é Mestre em Ciências da Educação, Especialista em Gestão Escolar, diretora da EEM Professor Arruda, Sobral-Ce. E-mail : marianagilarodrigues@hotmail.com Como a pandemia está revolucionando o uso da tecnologia na educação Rafael Gomes No cenário de isolamento social, a tecnologia se tornou essencial para que alunos não tenham seus estudos interrompidos de forma radical, porém os próximos passos em direção ao novo normal exigem muito planejamento por parte de instituições educacionais, para que
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