Revista Appai Educar nº 124 On-line

Opinião 2 Escola e aprendizagem em tempos de pandemia: uma experiência que transforma Opinião Conselho Editorial Julio Cesar da Costa Ednaldo Carvalho Silva Jornalista Editora Antônia Lúcia Figueiredo (M.T. RJ 22685JP) Assistente de Editorial Jéssica Almeida e Richard Günter Design Gráfico Luiz Cláudio de Oliveira Assistente de Designer Gráfico Yasmin Gundin Revisão Sandro Gomes Impressão e distribuição Edigráfica – Correios Professores, enviemseus projetos para a redação da Revista Appai Educar: End.: RuaSenadorDantas,117/229 2ºandar–Centro–RiodeJaneiro/RJ. CEP:20031-911 E-mail: jornaleducar@appai.org.br redacao@appai.org.br www.appai.org.br Tel.: (21) 3983-3200  Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores. EXPE DIEN TE Maria Nágila Mendes Coelho Vivemos, no século XX, grandes transformações sociais, educacionais, culturais. A humanidade sofreu com duas grandes guerras mundiais, que dizimaram milhares de vidas. Hoje, no entanto, vivenciamos uma revolução em nível mundial que transformou toda a rotina do planeta, causada por algo invisível aos olhos, um vírus e que questiona todas as esferas sociais, inclusive a medicina, a economia, a ciência e a própria educação. No âmbito do sistema educacional, a pandemia chegou para questionar “verdades” e revelar momentos de incertezas, proporcionar certa angústia e desorientação, mas também para mostrar o quão dinâmica é a estrutura da educação, pois proporcionou aos educadores desbravar novos cenários e buscar estratégias diferentes para se chegar ao aluno além da sala de aula física, procurando uma adequação ao “novo normal”. Para tanto, foi preciso, enquanto educadores, reinventar e reconstruir nossa prática, ressignificando nosso fazer pedagógico onde pudemos reforçar que é a interação afetiva, construída entre escola, alunos e familiares, a base para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social neste momento de distanciamento físico. A escola não é apenas aquele lugar no qual as pessoas interagem com os conhecimentos orientados nos livros didáticos e paradidáticos, dominados pelos professores. Ela se configura como um microcosmo no qual se encontra sintetizada a sociedade que é exterior às paredes das escolas. Ela vem ganhando cada vez mais responsabilidade social, e por isso sendo constantemente alvo de muitas cobranças, fazendo com que muitas vezes seja difícil desenhar a linha limítrofe entre o conteúdo curricular e o trabalho social a ser desenvolvido com a finalidade de educar para a vida em sociedade ou para a cidadania. Como agentes do processo educativo, destacamos gestores, professores, alunos, funcionários e pais com apoio da Secretaria de Educação do Estado do Ceará – SEDUC, e CREDE 6, sempre presente, apoiando e orientando os trabalhos da escola, entre outras parcerias na realização de atividades extras, sempre via plataforma digital, através de videoconferências, fortalecendo a prática do diálogo, oportunizando momentos de acolhida, troca de experiências, partilha de inquietações, informações, entre outros. A contemporaneidade nos traz o grande desafio de compreender, senão decifrar, as concepções várias que envolvem o sistema educacional no contexto sociocultural da atualidade, uma vez que as mudanças impostas pelo processo do ensino remoto nos apresentam dúvidas, desafios e expectativas. Desse modo, as concepções educacionais precisam se configurar a partir do momento histórico-cultural nas quais se encontram. É nesta realidade mosaica que nossa escola vem sendo construída, num processo de ressignificação, experimentações, acertos e erros, procurando adaptar-se à função social da escola, a de formar cidadãos que aprendam a

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