Revista Appai Educar nº 124 On-line

Revista Appai Educar 21 Quais os recursos para os professores? O Google Classroom possui três seções principais. As aulas pela Google Educação são gratuitas para os alunos da rede pública do Rio de Janeiro. O aluno precisa apenas criar uma conta Gmail, que também não tem custo. Mural: ficam todos os avisos aos alunos e ou - tros professores da turma. É possível selecionar apenas um grupo que verá a mensagem e com- partilhar arquivos ou links dentro da mensagem. O envio pode ser programado. Qualquer pessoa com acesso ao aviso do mural pode comentar. É bem semelhante a uma postagem do Facebook. Atividades: essa é a principal seção da plataforma, na qual os professores podem designar tarefas e com- partilhar materiais com os outros membros. As ativida- des podem conter anexos, testes (com formulários do Google), perguntas, data de entrega, nota e tópico (para o caso de pertencer a algummódulo ou unidade). Ao criar uma atividade com prazo, ela é automaticamente adicionada ao calendário com- partilhado do Google Classroom com todos os in- tegrantes da turma. As tarefas mais próximas tam- bém aparecem na página inicial, ao lado do mural. O professor pode acompanhar o progresso da atividade ao clicar nela, ver quantas pessoas entregaram e quem ainda está em falta. Ao clicar no nome de um aluno que concluiu a atividade, dá para atribuir uma nota ao trabalho e enviar um feedback . Dentro do Google Drive, para organizar o material didático dos alunos e professores, o Google Classroom cria automaticamente pastas. Na ferra- menta, há um atalho que leva direto para elas. Pessoas: nesta aba é feito o gerenciamento da turma. É possível adicionar ou remover alunos e pro - fessores e enviar um e-mail particular para cada um.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=