Revista Appai Educar nº 124 On-line

20 Revista Appai Educar Para a professora Janice Paiva, da escola Clóvis Salgado, no Caju, as atividades com a fer- ramenta do Google têm feito a di- ferença. “ É possível realizar uma aula dinâmica, organizada e com a participação de todos”, relata a docente. “Apesar de ter uma bai- xa presença dos estudantes na sala de aula on-line , por questões técnicas, é indiscutível a qualida - de dessa ferramenta. Um aluno não tem computador em casa, mas consegue utilizar a platafor- ma perfeitamente pelo celular”, complementa Janice. Alisson Ribeiro, de 15 anos, diz que não dispõe de computador em casa, mas que tem utilizado o celular. “Eu não gosto de ligar a câmera, mas tô sempre presente e participo com áudio ou escreven- De acordo com a Seeduc, os alunos que não podem acessar as aulas via internet recebem apostila impressa com todo o conteúdo didático. Camila Martins conta que divide o computador em casa com mais dois irmãos. “Nós três estudamos de manhã, então é bem difícil com uma máquina só. Mas no Google Classroom o material fica salvo, a gente consegue tirar dúvida com a professora depois, então isso facilita muito”, pondera a aluna de 14 anos. Nessa iniciativa do gover- no, cada aluno do Ensino Médio na rede pública do Rio de Janei- ro recebe uma conta de e-mail com primeiro nome, número da matrícula e sufixo @aluno.edu - ca.rj.gov.br. O procedimento é similar para os professores: foi fornecida a eles uma conta com primeiro nome, ID funcional e sufixo @prof.educa.rj.gov.br . Mesmo com uma conta pessoal é possível usar a plataforma para organizar um projeto educacional e reunir os alunos em uma sala de aula on-line . do. No início me desconcentrava um pouco com as notificações que apareciam do Facebook e do Whatsapp, mas hoje já consigo me focar”, revela o estudante.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=