Revista Appai Educar - Edição 123
69 Revista Appai Educar Dessa forma, Cristiane apresentou o gênero carta lem- brando aos estudantes que o rei de Portugal conheceu algumas características do nosso país através da primeira missiva es- crita por Pero Vaz de Caminha. Essas informações geraram um diálogo com a turma, com os alunos também conhecendo alguns fatos históricos e o en- tusiasmo ficando cada vez mais evidente. Os estudantes foram observando questões de pará- grafo, pontuação, como inicia- riam a carta, ou seja, cada etapa dos elementos importantes que esse tipo de texto exige. Os pequenos aprenderam sobre diversos países e também conheceram alguns fatos históricos Para auxiliar a aprendiza- gem dos alunos com dificuldades na leitura e escrita, a professora promoveu o reconhecimento do nome dos países que estavam enviando as cartas, tudo a partir de recorte e colagem das letras em jornais e revistas. “Lista de novas palavras com a letra inicial, contagem das letras e das síla- bas, formação de frases. Além disso trabalhei, por exemplo, com sons do ch e do x na palavra Chi- le, jogos de palavras, montagem das bandeiras desses países, suas cores e formas geométricas. O processo de mediação e res- ... mesmo sendo apenas uma car- ta coletiva, po- deríamos cada um fazer um de- senho, escrever algo que gosta- ríamos de falar
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=