Revista Appai Educar - Edição 123

UNDO: GRÁFICO “Havíamos focado em registros, como bilhetes e receitas, e, ao analisar as atividades, não quis limitar apenas ao livro. Então uma inquietação me ocorreu. Como dar continuidade ao que já se con- solidava como novo projeto? O envolvimento e o entusiasmo dos alunos me trouxeram a reflexão de por que não unir o tema ao que já está em anda- mento”, lembra. A educadora conta que iniciou o projeto com a turma do 3º ano do Ensino Fundamental, com- posta por 24 alunos sendo 3 deles incluídos, dois com laudo de espectro autista e um com trans- torno opositivo desafiador. “Observei que, apesar de estudarem juntas desde a Educação Infantil, as crianças apresentavam uma certa resistência na integração com os alunos especiais”, conta Cristia- ne. Foi aí que ela iniciou atividades coletivas, como jogos cooperativos, contação de histórias e dinâ- micas em grupos. Conversando com os estudantes, a profes- sora contou que tinha um casal de amigos com dois filhos que decidiram morar em Portugal e uma amiga que vivia em Cabo Verde. E questionou se eles gostariam de escrever uma carta perguntando sobre a cultura de cada país, enviando uma foto da turma para apresentação. “Foi uma euforia! Ini- ciamos coletivamente o diálogo sobre a escrita do que seria enviado. Decidimos também que, mesmo sendo apenas uma carta coletiva, poderíamos cada um fazer um desenho, escrever algo que gosta- ríamos de falar e que não tenha sido citado ainda. Trouxe para a turma um exemplo de bilhete e uma carta retirada de um livro, para indagar aos alunos o que eles viam de diferenças na escrita daqueles textos. Quais elementos se faziam importantes para ambos”, explica a professora. 6 8 Revista Appai Educar

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=