Revista Appai Educar - Edição 123
26 Revista Appai Educar Transtorno de Aprendizagem x Dificuldade de Aprendizagem O Transtorno de Aprendizagem está diretamen- te relacionado ao desenvolvimento, à aquisição de co- nhecimento escolar. Trata-se de transtornos de habili - dades escolares, ou seja, é a dificuldade de aprender a ler, escrever e compreender a matemática. O primeiro passo é descobrir se essa dificuldade de aprendizagem é específica do Transtorno de Aprendizagem, ou seja, problemas na leitura, na escrita e na matemática, ou se essa limitação na aprendi- zagem se manifestou por outras causas, como familiares, sociais ou de saúde. “Neste caso, torna-se necessário entender qual o contexto em que a criança está inserida; ela pode ter uma vulnerabilidade social, pode estar passando por um momento de estresse, por um problema familiar, ou pode até mesmo existir algum pro- blema de visão ou audição. Portanto, a dificuldade de aprendi - zagem é um sintoma que pode carregar inúmeras causas” . E quais são os Transtornos de Aprendizagem? São classificados como Transtornos de Aprendiza - gem a Dislexia , a Discalculia , a Disgrafia e a Di- sortografia . Geralmente, o diagnóstico preciso da dislexia vem em torno dos 7 anos de idade, mas, como hoje as crianças estão sendo al - fabetizadas cada vez mais cedo, os sinais também aparecem com mais antecedência. Você pode começar a desconfiar de um diagnóstico de dislexia quando: • Ela apresenta dificuldade de fala, isto e, demora pra falar ou A Dificuldade de Aprendizagem podemos dizer que é o sintoma. É quando esta criança não está indo bem na escola ou apresenta qualquer dificuldade no aprender, conforme explica a dra. Gesika Amorim: Dra. Gesika Amorim vai nos falar um pouco mais sobre cada um desses transtornos e a impor- tância de um diagnóstico minucioso e preciso. DISLEXIA A dislexia e um transtorno que afeta habilidades básicas de leitura e linguagem, fazendo com que as crianças encontrem difi - culdade para processar os sons das palavras e associa-los com as letras. E um transtorno específi - co de aprendizagem, ja que seus sintomas afetam o desempenho acadêmico e não existe nenhu - ma outra alteração (neurológica, sensorial, cognitiva ou motora) que justifique as dificuldades ob - servadas. não consegue fazê-lo de forma fluente, precisando de tratamen - to com fonoaudiólogo; • Apresenta dificuldade em for - mar palavras; • Pratica uma leitura lenta, sila - bada, com falta de entendimento do que lê; • Faz escrita em espelho com troca de fonemas, entre outros.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=