Revista Appai Educar - Edição 123
24 Revista Appai Educar • Medidas de massa e suas equivalências: atividade rela- cionada à quantidade de co- pos, xícaras e vasilhas de água necessária para completar uma garrafa vazia. • Problematizando com as pro- porções diretas: atividade que resolva problemas com variação de proporcionalida- de direta onde os estudantes sejam desafiados a dividir ingredientes, como biscoitos ou pedaços de uma barra de chocolate, seguindo diferentes critérios matemáticos. • Descobrindo a razão no pre- paro de uma receita: atividade relacionada às divisões de- siguais onde os estudantes têm por objetivo resolver uma situação-problema com quanti- dades diferentes de frutas para preparar um litro de suco. • Saúde, o açúcar e o sódio em alimentos: atividade que pro- põe aos alunos analisarem ró- tulos de embalagens para veri- ficar a quantidade de açúcar e sódio presente na composição de cada produto. • Medidas de massa na alimen- tação: atividade para analisar conteúdo de embalagens, onde os alunos devem obser- var a tabela nutric ional nos rótulos de alimentos que con- somem com frequência. A ideia é verificar a quantidade de nutrientes em cada porção e o quanto isso corresponde ao total da embalagem. • Proporções na cozinha: ativi- dade para perceber a relação entre a variação de grandezas diretamente proporcionais onde os alunos podem elaborar uma receita receitas com os ingre- dientes que variem para render porções que sirvam determina- das quantidades de pessoas. Sem dúvida, partindo dessas sugestões, a cozinha pe- dagógica será um sucesso, pois os alunos aplicarão na prática conceitos como fração, porcen- tagem, variação de proporciona- lidade entre grandezas, além de aprenderem uma receita saboro- sa e nutritiva em família. Pães de Queijo ou Aula? De acordo com o Ministério da Educação e a BNCC, o estudo das frações tem início na 1º fase do Ensino Fundamental, através de situações en- volvendo material concreto. No decorrer das séries seguintes, os conteúdos relacionados começam a ser dinamizados, as noções básicas são utilizadas nas definições de razão, proporção e regra de três. Buscando encontrar uma maneira dos estudantes enxergarem a matemática no cotidiano, a Revista Appai Educar pesquisou uma receita que pudesse identificar em quais situações dentro dessa ativida - de de culinária o estudante pode perceber a pre- sença da matemática. O professor da disciplina, Marcos Noé, da equipe Brasil Escola, sugere uma atividade que pode ser desenvolvida com alunos do 5º ao 7º ano, pois ao longo do processo eles poderão medir a proporção de todos os ingredientes de- senvolvendo um relatório em que serão cumpridos os parâmetros da BNCC. Além de toda a ajuda no raciocínio matemático, as práticas de culinária também são importantes por outros fatores, já que essa prática desenvolve a autonomia e a indepen- dência do estudante.
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