Revista Appai Educar - Edição 123

25 Revista Appai Educar Conheça uma forma simples de promover nos seus alunos a curiosidade e a reflexão matemática Matemática UMA COZINHA PEDAGÓGICA A cozinha ainda continua sendo um ambiente de encontro familiar. No dia a dia atarefado, às vezes é o único local em que se pode reunir toda a família por um instante. Mas agora, com o isolamento social, o cômodo tem se tornado mais vivo, sendo possível transformá-lo num ambiente de aprendizagem, já que nele há diversas ferramentas para se pensar na matemática. Que tal propor ao seu aluno uma atividade enquanto a família prepara uma alimentação? Quando as compras são realizadas no supermercado, precisamos pensar em pontos, como a proporção dos espaços, os limites de itens por recipiente, a quantidade referente ao consumo por pessoa. São mui- tas questões a serem exploradas. Por isso, utilizar a realidade para ensi- nar o conteúdo de um componente é uma forma interessante de engajar os alunos e tornar a aprendizagem significativa. Com os estudantes em casa, proponha atividades em que sejam aproveitadas as receitas e ou- tras experiências, como por exemplo conceitos de capacidade, massa, razão e proporção. Pode até parecer simples, mas convidar para atividades na cozi- nha é um desafio e uma forma de buscar metodologias diferentes para garantir a aprendizagem dos alunos. Por isso, pense em tarefas que pos- sam promover conhecimento através do que já é realizado na casa de cada um, como:

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=