Revista Appai Educar - Edição 123
Revista Appai Educar 21 Você também pode definir quem serão os integrantes do grupo. Em alguns momentos, eles mes- mos podem se organizar por afinidades ou interesses. Mas, em outras ocasiões, você deve planejar também os agrupamen- tos produtivos, pois eles podem ajudar no direcionamento para o trabalho visando cumprir o objetivo. Algumas vezes, é im- portante pensar nos saberes dos alunos para agrupá-los. Chegou a hora de compartilhar Ao término da atividade coletiva, promova uma oportunidade para que os alunos compartilhem suas estratégias e soluções, pois este certamente será um momento recompensador e que ajudará no de- senvolvimento das competências de comunicação. Planeje a tarefa para que cada grupo compartilhe seu material produzido, pois, atra- vés dos trabalhos demonstrativos, o estudante se torna ativo em seu processo de assimilação de conhecimento e aprende não só com o professor, mas também com seus colegas, formando uma grande comunidade de aprendizagem dentro da sua sala de aula, mesmo que ela seja virtual. Por Richard Günter Fontes: MEC | Nova Escola | Geekie Livros: “Planejando o trabalho em grupo - Estratégias para a Sala de Aula” – Elizabeth Cohen e Rachel A. Lotan | “O Professor na Hora da Verdade” – Marcos T. Masetto
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=