Revista Appai Educar - Edição 123

Por isso é de extrema importância que a ati- vidade seja de fato desafiadora ou que possibilite pensar sobre a temática e, sempre que possível, que haja a possibilidade de comportar mais de uma forma de ser solucionada. Estabelecer as funções de cada aluno envol- vido no coletivo é uma das chaves para que tudo flua bem. De acordo com Cohen e Lotan, autores do livro “Planejando o Trabalho em Grupo – Estratégias para a Sala de Aula”, os membros de um grupo apre- sentam perfis que, muitas vezes, dificultam a partici- pação e a integração de todos. Em muitos casos, a opinião de um aluno com menor status social acaba sendo desvalorizada por seus pares. Por outro lado, estudantes com maior facilidade e desempenho aca- dêmico superior em determinada disciplina tendem a ter sua opinião mais valorizada e se tornar uma refe- rência no grupo. Dessa forma, para que seja garantida a parti- cipação de todos, recomenda-se que seja utilizada uma das estratégias apresentadas neste livro, que sugere a definição de papéis específicos, já que assim se poderá promover a atuação de todos os componentes do grupo, nas diversas áreas. Por exemplo: o mesmo aluno, em um determinado mo- mento, poderá desempenhar a função de líder e depois ser o organizador das ideias e mais pra fren- te distribuidor dos materiais, podendo desse modo entender o passo a passo do conjunto. De acordo com o livro, as funções podem ser de: Para que a organização da atividade coletiva funcione, dois pontos precisam ser analisados: As funções precisam transitar no grupo. Não se deve permitir que sempre os mesmos alunos sejam o mediador ou o relator, por exemplo. Todos pre- cisam passar pelas diferentes funções para que possam se desenvolver e aproveitar ao má- ximo o potencial da atividade. As funções não definem quem será o responsável por resolver o problema da proposta. Todos devem opinar e se sentir responsáveis por solucionar e finalizar a atividade. Evite grupos muito grandes Deve-se pensar no tamanho do coletivo para atender o objetivo da atividade. Busque duplas, gru- pos de 3 a 5 pessoas no máximo, para que todos tenham a oportunidade de falar e interagir. Se houver integrantes demais, possivelmente isso vai difi cultar as trocas e a participação de todos de maneira aprofun- dada. De acordo com Masetto, autor do livro “O Pro- fessor na Hora da Verdade”, o ideal é que os grupos não ultrapassem o número máximo de 5 participantes para que se mantenha a produtividade e a participa- ção de todos. 2 3 Revista Appai Educar

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