Revista Appai Educar - Edição 123

Revista Appai Educar 2 2 Por isso é de extrema importância que a atividade seja de fato desafiadora ou que possibilite pensar sobre a temática e, sempre que possível, que haja a possibilidade de comportar mais de uma forma de ser solucionada. Se o objetivo é que seja realizado em gru- po, a melhor forma para iniciar essa atividade é disponibilizando apenas uma única folha por grupo, pois dessa forma já se obtém a ideia de divisão. E de modo colaborativo, os alunos serão estimulados a ler e compreender juntos, para que posteriormente raciocinem coletivamente sobre a tarefa e decidam como será solucionado. Ao refletirem reunidos, os estudantes aprendem a ouvir, argumentar, defender seus pontos de vista e a chegar num consenso sobre a solução que escolherão. Mediador: O aluno mediará a conversa dentro do grupo, estimulará a participação de todos e se certificará que todos estejam compreendendo a orientação das atividades. Monitor de recursos: O aluno garantirá que não falte nada para que o grupo consiga realizar a ati- vidade proposta. Cuco: O aluno controlará o tempo da atividade, estipulado previamente pelo professor. Harmonizador: O aluno garantirá que todos estejam se sentindo confortáveis e engajados com suas funções. Relator: O aluno ficará responsável pelo re- gistro e também será orador da turma, quando necessário.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=