Revista Appai Educar - Edição 123

18 Revista Appai Educar ramente, é importante entender qual a situação familiar do es- tudante, pois há diversos casos em que a família vai cumprindo o isolamento social fora de casa, ou está sem internet ou compu- tador. São quadros que devem ser avaliados como um todo de forma empática para promover a integração unanimemente. Caso o professor perceba que algum aluno esteja menos participativo, é importante conversar com ele de forma individual, para buscar entender o porquê. Muitas vezes, a tarefa fica centrada em um ou dois inte- grantes do grupo enquanto os demais acabam não aproveitando esse importante momento de aprendizagem. E por ser uma ativida- de que se refere a uma formação de atitudes, ela precisa ser aprendida na prática. Por isso, é ne- cessário que o docente esteja aberto para desen- volver esse comando nos alunos, independente de qual seja a sua matéria escolar, afinal essa é uma questão interdisciplinar que perpassa por todas as áreas. Para o próximo passo é preciso escolher uma atividade que seja desafiadora e que propor - cione a reflexão e participação de todos os alunos. Muitas vezes, a tarefa a ser desenvolvida não re- quer que seja realmente executada de forma cola- borativa. Um grande equívoco cometido por alguns professores é distribuir uma folha individual de conteúdo e solicitar que os estudantes trabalhem em conjunto.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=