Revista Appai Educar - Edição 123

Revista Appai Educar 59 Eles criaram histórias em quadrinhos através de diálogos construídos em dupla e fizeram a releitura desses diálogos através de fotos com filtro de cartoom 2ª etapa: sessão de filme Vilma escolheu para essa etapa o filme Toy Story 4, que aborda a questão da valorização pessoal, da empatia e da amizade. Ao final da exibição foi aberto um bate-papo, e os estudantes puderam expressar verbalmente sobre o que gostaram, perceberam e apren- deram com a mensagem do filme. 3ª etapa: cadeira do elogio Foi criada uma roda com os alunos e colo- cada uma cadeira no centro. Aquele que se sentasse recebia os elogios dos colegas. A finalidade dessa dinâmica é criar a cultura do elogio entre os estudantes verbalmente. 4ª etapa: por dentro e por fora Um painel coletivo foi montado com as fotos dos alunos com espaço para serem colocados elogios elaborados pelos colegas de classe, através de fichas. Nessa fase, houve a inserção de gramática com o uso de adjetivos, a produ- ção escrita individual e a revisão coletiva, que foram primordiais na execução dessa etapa. 5ª etapa: criação do caderno dos elogios Nesta etapa os alunos começam a elaborar frases com elogios para os amigos da sua e de outras turmas, além de funcionários, for- tificando assim a cultura do elogio, através de um caderno que circula por toda a comu- nidade escolar. 6ª etapa: eu sou VIP Inspiradas nas brag bracelets, as pulseiras VIPs motivacionais foram criadas para os alu- nos com a finalidade de enaltecer e destacar o melhor de cada aluno, em forma de incentivos. 7ª etapa: gênero textual bilhete Eles criaram o “carinhódromo”, um meio de comunicação através de bilhetes afetuosos entre os alunos da turma. Começaram com a participação dos responsáveis, só que dessa vez eram eles que respondiam a per-

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=