I Semana de Neurociência e Educação: uma experiência inédita


E se você tivesse a oportunidade de conhecer e entender mais sobre a ciência que estuda o cérebro? Descobrir o papel da memória, da atenção e de outras funções cognitivas no processo de aprendizagem? Refletir e repensar a prática profissional entrando em contato com os avanços da neurociência e a educação contemporânea? Seria perfeito, certo? Então participe da I Semana de Neurociência e Educação.

 

Quatro dias dedicados à Neurociência com um timaço de especialistas!

Nos dias 7 a 10 de maio acontece a I Semana de Neurociência e Educação, realizada pela Appai através do Benefício Educação Continuada Presencial. Serão 4 dias com painel de debate, palestras e um Altos Papos, que também será transmitido ao vivo pelo Facebook, com um grande Neurocientista da atualidade (Confira abaixo a programação).

Tudo pra levar até você o que há de mais atual em pesquisas científicas que englobam as estruturas neurais e suas funções, além de mostrar como esse estudo tem gerado um novo olhar nos processos educacionais nas famílias e nas escolas.

 

Altos Papos ao vivo pelo Facebook

E pra fechar a I Semana de Neurociência e Educação com muito conhecimento, iremos transmitir ao vivo pelo Facebook um Altos Papos com o neurocientista Roberto Lent.

Uma experiência única para aprender com essa fera da Neurociência. E mesmo que você não esteja presente no dia, vai poder acompanhar toda a palestra pelo Facebook e ainda enviar as perguntas para o Dr. Lent sem perder nenhum detalhe!

O médico é autor de diversos livros consagrados na área. Entre eles: “O Cérebro Aprendiz: Neuroplasticidade e Educação – 2019”, “Cem Bilhões de Neurônios?: Conceitos Fundamentais de Neurociência”, “Sobre Cérebros, Neurônios e Pessoas” e “Aventuras de Um Neurônio Lembrador” – Coleção completa com 5 volumes.

Além disso, conta com muitos prêmios no currículo. Confira a lista!

• Prêmio Faz a diferença, Jornal O Globo.

• Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, CNPq.

• Prize for Public Understanding and Popularization of Science, Academy of Sciences for the Developing World (TWAS).

 

Como se inscrever na I Semana de Neurociência e Educação

O associado que quiser participar do evento deve, em primeiro lugar, fazer uma pré-inscrição, em fila de espera, no Portal do Associado. Caso sua inscrição seja efetivada, ele receberá um aviso de confirmação por e-mail.

 

Confira a programação da I Semana de Neurociência e Educação:

Abertura – Painel: neurociência e educação

Data: 07/05/2019
Das 9 às 12h

Composição da mesa:

Giuseppe Pastura
Tema: Neurociência: relevância dos avanços para o desenvolvimento Infantil
Neurologista pediátrico; Pós-doctor em TDAH pela Würzburg Universität (Alemanha); Doutor e Mestre em Clínica Médica pela UFRJ; professor adjunto do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ, Coordenador do Ambulatório de Aprendizagem e Saúde Escolar do IPPMG/UFRJ.

Marta Relvas
Tema: Neuroanatomia e neurofisiologia para aprendizagem
Bióloga, Doutora e Mestre em Psicanálise, neuroanatomista, neurofisiologista, psicopedagoga e Especialista em Bioética. Tem certificado Reggio Emília Study Abroad Program na Itália e Title in Education Neurosciences and childhood and adolescence learning of Erasmus+ University – Europe – Portugal. É Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento, e da Associação Brasileira de Psicopedagogia – RJ. Autora de livros de neurociência e educação pela Editora WAK e Editora Qualconsoante de Portugal. Professora Universitária da AVM Educacional / Ucam, Unesa – RJ. Professora pesquisadora convidada no curso de Pós-graduação de Neurociência do Ipub / UFRJ. Coordenadora do Programa de Pós-graduação de Neurociência Pedagógica na Ucam / AVM Educacional. Palestrante no Brasil e no exterior.

• Rita Thompson
Tema: Neuroeducação
Mestre em Educação; psicopedagoga/psicomotricista; Especialista em Psicomotricidade pela ISRP-Paris, França; Diretora, no capítulo Rio de Janeiro, da Associação Brasileira de Neurologia e Profissões Afins (Abenepi-Rio). Presidente do Instituto de Pesquisas Neuropsiquiátricas de Superação para a Vida (Suav); professora em cursos de formação superior e pós-graduação.

Moderador
Adriano Figueiredo: Psicólogo; Especialista em Neuropsicologia, pela Cesanta; Especialista em Neurociências da Aprendizagem, pelo Ipub.

 

PALESTRAS

Data: 08/05/2019 – 8h30 às 12h30
Neuromagnetismos: perspectiva e possibilidades
Palestrante: Waldir Toledo – Mestre em Educação Inclusiva e Processos Cognitivos, pela Uerj; psicólogo, Especialista em Neuropsicologia, pela Santa Casa de Misericórdia.

Data: 9/05/2019 – 8h às 12h
Plasticidade neural: desenvolvimento e aprendizado
Palestrante: Bruna Lanzilotta – Biomédica; Doutora em Neurociências pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Mestre em Neuroimunologia, UFF; docente em cursos de pós-graduação.

Data: 9/05/2019 – 13h às 17h
Neuropsicologia: atuação na educação
Palestrante: Adriano Figueiredo – Psicólogo; Especialista em Neuropsicologia, pela Cesanta; Especialista em Neurociências da Aprendizagem, pelo Ipub; Psicólogo do Instituto de Pesquisas Neuropsiquiátricas (Suav); Membro da diretoria e comissão científica Abenepi-Rio; atua como psicólogo clínico e neuropsicólogo.

Data: 10/05/2019 – 8h às 11h
ALTOS PAPOS com o neurocientista Roberto Lent
Médico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972); pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (1979-82); doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978); Mestre em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973); professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e ex-diretor do Instituto de Ciências Biomédicas (2007-2014). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ciência Hoje e Coordenador da Rede Nacional de Ciência para Educação. Chefia o Laboratório de Neuroplasticidade do Instituto de Ciências Biomédicas. Atua na área de Morfologia, com ênfase em Neuroembriologia, desenvolvendo as seguintes linhas de pesquisa: desenvolvimento e plasticidade do córtex e comissuras cerebrais, quantificação de estruturas cerebrais de diferentes espécies e estudos do córtex cerebral humano. Atua também em Divulgação Científica para adultos e crianças, com livros publicados para ambos.


SERVIÇO

I Semana de Neurociência e Educação

Nos dias 7 a 9 de maio o evento acontece na sede da Appai.

Local: Rua Senador Dantas, 117 – sobreloja 218

No dia 10 de maio – ALTOS PAPOS com o neurocientista Roberto Lent

Local a definir


Deixar comentário

Podemos ajudar?