Dia Nacional da Educação Ambiental

Professor, aproveite a data para debater questões ambientais e fazer a diferença em toda a comunidade escolar!


Que tal aproveitar o mês de junho para promover a conscientização sobre a importância de cuidar do Meio Ambiente, mobilizando toda a comunidade escolar em prol da natureza? Na editoria Calendário dessa edição vamos abordar o Dia Nacional da Educação Ambiental e te ajudar com dicas de como trabalhar o tema de forma efetiva em sala de aula, fazendo a diferença no cotidiano escolar e fora dele. Vamos lá? 

Comemorado em 3 de junho, a data tem o intuito de lembrar a necessidade do fortalecimento de políticas e práticas educativas para a conservação socioambiental e a construção de sociedades sustentáveis. Em entrevista para a Faculdade Florence, a professora Camila Moraes ressalta que a educação ambiental contribui para formar pessoas comprometidas e atuantes na luta por direitos e participação nas decisões dos rumos socioambientais de seus territórios, comunidades e regiões. 

A educadora destaca ainda que é por isso que a preservação ambiental atualmente é mais vinculada à sustentabilidade, pois a utilização dos recursos ambientais disponíveis de forma equilibrada garante que as próximas gerações tenham a oportunidade de usufruir dos recursos naturais. 

 

Promovendo a educação ambiental na escola 

Agora vamos colocar a mão na massa? Então confira as dicas que a educadora selecionou para você: 

 

  • Sensibilizar a comunidade escolar da importância de proteger o meio ambiente através de campanhas institucionais;
  •  Discutir sobre o tema por meio de fóruns, seminários, eventos, debates e formações de capacitação;
  • Oferecer infraestrutura adequada para os programas ambientais, como o descarte correto de resíduos;
  • Incentivar a pesquisa e projetos ambientais dentro dos espaços acadêmicos.

Uma seleção exclusiva 

Vamos relembrar algumas matérias da Revista Appai Educar sobre Educação Ambiental? Confira essa seleção exclusiva! 

 

A PRINCIPAL ALIADA NA RECONSTRUÇÃO AMBIENTAL 

A sustentabilidade é a principal ferramenta para que o nosso planeta possa nos fornecer seus recursos naturais e manter a vida equilibrada na terra. Falar de preservação do meio ambiente pode ser fácil, mas aplicá-la no dia a dia são outros quinhentos. Por isso a escola é a principal aliada na reconstrução ambiental. Entenda nesta matéria como a escola pode ajudar nessa reconstrução ambiental. 

 

UMA AÇÃO SUSTENTÁVEL QUE COMEÇA EM CASA 

Você sabia que a sua lixeira pode ser transformada em uma composteira e ainda contribuir para diminuir os graves impactos que o lixo tem gerado ao meio ambiente?  E que essa simples ação vai fazer toda a diferença, sobretudo na reflexão de cada indivíduo de como tem tratado a sua comida. Quer saber como? Então leia a matéria completa na página da revista. 

 

ALUNOS CONQUISTAM PRÊMIO E A NATUREZA AGRADECE 

Com muita pesquisa, empenho e ajuda dos professores, os alunos do 3º ano do Ensino Médio produziram um documentário expondo as adversidades da degradação e chamando a atenção de todos para essa violência que o homem vem fazendo com o planeta. O filme apresentado em francês também mostrou que muita coisa pode ser feita a fim de reverter essa situação. Para entender melhor sobre o projeto, leia a matéria completa 

 

Para conhecer outros projetos ligados ao tema ou demais disciplinas, acesse a página da revista no site da Appai. E não esqueça de enviar o seu projeto para a nossa equipe através do e-mail redacao@appai.org.br. Vamos adorar conhecer seu trabalho e quem sabe divulgar nas próximas edições da revista. 

 

Por Jéssica Almeida 

Fotos: Banco de imagens gratuitas do Freepik. 


 


Deixar comentário

Podemos ajudar?