Dia 30/11 tem live especial: 10 anos do Circuito Rio Antigo

Uma transmissão para quem é apaixonado por corrida de rua, história e cultura


“Nunca é só corrida” – Essa é uma frase bem comum entre os praticantes de corrida. Correr é fazer amigos e cuidar da saúde do corpo e da mente. Mas há dez anos a criação do Circuito Rio Antigo elevou esta frase a outro patamar. Correr passou a ser também sinônimo de cultura, de valorização da história da cidade e de mostrar ao carioca um Rio que muitas vezes ele mesmo não conhecia.

Vamos reunir atletas, historiadores, músicos e os criadores do evento para dividir com você este Rio de História.

 

Um timaço de convidados para a nossa live do dia 30/11

Agora você conhece em primeira mão o nosso timaço de convidados, que vai bater um papo sobre a importância desse circuito para o esporte e para a cultura do Rio, além de outros assuntos.

São eles:

 

Virgílio de Castilho

Triatleta profissional brasileiro, que representou o país nos Jogos Pan-Americanos de 2003 e de 2007, ficando em 2º e 13º respectivamente. Há dez anos criou o Circuito Rio Antigo, cujos percursos contam a história do maior conjunto arquitetônico do Rio, através das edições realizadas no lugares centrais da cidade, como Arcos da Lapa, Porto Maravilha, Largo da Carioca, Tiradentes e Cinelândia.

 

Priscila Monteiro

É Associada Appai e  guia do benefício Passeio Cultural. Pioneira no turismo histórico cultural, atua há mais de dez anos no mercado desenvolvendo roteiros que exaltam as histórias e transformações urbanas da cidade do Rio de Janeiro. Demonstra para turistas e moradores da cidade toda uma memória existente no patrimônio do Rio que falam sobre o Brasil, reflexo do tempo em que a cidade era a capital do país. Tudo isso é visto de forma divertida, mas buscando levar à reflexão dos participantes sobre a importância da história e do papel como agentes da história.

 

Sandro Gomes

É professor e escritor, formado em Letras, com mestrado em Literatura Brasileira pela UERJ. É autor dos livros “Os santos mais populares do Brasil” e “Cultura brasileira na rede”, com participações em feiras literárias, bienais e programas de rádio e TV. Mantém uma coluna dedicada à língua portuguesa na Revista Appai Educar, colabora na revista digital “Primeiro capítulo”, é colunista da Appai, atua na podsérie “Português na Ponta da Língua” e participa das lives sobre história do Rio de Janeiro. Além disso, defende a Gigante das Corridas nas pistas da cidade desde 2012.

 

• Fernando Pessoa

Professor de Geografia e associado da Appai. Possui o canal do Youtube “Papo de Corrida” onde mostra a cobertura das principais corridas de rua e de montanha do país, sempre com um viés diferente, cheio de cultura e informação sobre os trajetos.

Através de um olhar voltado para a geografia, ele vai mostrar alguns detalhes sobre a riqueza do Circuito Rio Antigo.

 

• Carol Belo

É mais uma associada da Appai que faz parte no nosso timaço e também possui um canal no Youtube – Viajar Correndo. É bióloga (atua como professora de Ciências na E. M. Mauro de Castro, em Duque de Caxias), turismóloga e guia de turismo (voltada para running tour). Assim como o Circuito Rio Antigo, também está completando 10 anos de corrida.

 

• Luiz Fernando Bertolo

É impossível contar a história do Rio e não falar de música. Quantos sambas não nasceram nas ruas do centro? Incontáveis!! E pra falar sobre isso, nossa live do dia 30/11 recebe o músico e criador do canal “Correr é Bom Demais.

 

• Rita de Cassia Pereira Princisval

Associada há 25 anos. Professora de Biologia, aposentada do município do Rio de Janeiro e ativa no Estado do Rio há 22 anos. A primeira corrida foi a Rio Antigo, etapa Paço Imperial em agosto de 2012, e não parou mais. Participa do polo de treinamento do Maracanã desde 2014.

 

• Sandra Alves Medeiros

Associada da Appai, professora na rede pública municipal do Rio de janeiro, no ensino fundamental. Começou a correr aos 46 anos desde o início do benefício Caminhadas e Corridas e já conquistou diversos pódios ao longo de sua trajetória no esporte.

 

A apresentação ficará por conta do nosso querido Luiz André Ferreira.

Jornalista, professor, mestre em Bens Culturais, mestre em Projetos Socioambientais e avaliador de cursos de graduação do Guia do Estudante Editora Abril.

 

Curtiu? Então não esquece: já ativa o lembrete do celular para não perder essa live incrível!


SERVIÇO

Appai Ao Vivo: 10 Anos de Circuito Rio Antigo

Transmissão através do Facebook e Youtube @appairj

Dia 30 de novembro

14 horas


 


Podemos ajudar?