Descubra as histórias e curiosidades de Petrópolis com a Appai

Um destino que reúne cultura, ecoturismo e um clima delicioso. Saiba mais!


Para quem curte um friozinho a Appai oferece aos associados um novo roteiro com destino a Petrópolis. Uma excelente opção de passeio, realizado em um único dia, tipo bate e volta, mas com uma bagagem de conhecimento e alegria que não cabe na mala. A cidade reúne história, cultura, ecoturismo, gastronomia de qualidade e um clima delicioso tudo em um só lugar. Confira!

 

Petrópolis: sonhos e modernidade

Nesse Passeio Cultural o visitante vai conhecer o rico conjunto arquitetônico do século XIX que emoldura as avenidas arborizadas e floridas, cortadas pelos rios. As placas do “Circuito a Pé” contam a trajetória dos atrativos turísticos, praças, avenidas e de personagens que construíram e moraram nos casarões, tornando-se um passeio enriquecedor que possibilita conhecermos, de forma envolvente, a história nos períodos do Império e da República.

Petrópolis se desenvolveu, a cada dia, com os seus imponentes palacetes e monumentos, além de novas mansões que abriam suas portas para visitação. Apresentaremos a grande herança cultural e a sua tradição histórica em atrativos como a Praça da Liberdade, a Casa Santos Dumont, o Relógio das Flores, o Museu de Cera, o Palácio de Cristal, a Catedral de São Pedro de Alcântara e o Museu Imperial. Além dos atrativos, todos os inscritos poderão apreciar um café da manhã antes da caminhada e fechar com chave de ouro com um almoço delicioso.

Ressaltamos que alguns dos atrativos mencionados não contemplam a visita interna, como a Casa Santos Dumont e o Museu de Cera.

 

Como se inscrever?

Para participar desse passeio, o associado deve verificar a disponibilidade do roteiro Petrópolis – História, Sonhos e Modernidade e realizar a inscrição no Portal do Associado. Lembramos que a quantidade de inscrições é limitada, principalmente em razão da compatibilidade do número de participantes com a adequação e suficiência de atenção e de controle por parte dos profissionais que acompanham e direcionam o roteiro.

ATENÇÃO: Esse roteiro não inclui transporte. O ponto de encontro é na Praça Rui Barbosa – Centro, Petrópolis – RJ.

 

Como chegar em Petrópolis?

Petrópolis está localizada a pouco mais de 60 km de distância do Rio de Janeiro, na Região Serrana do Estado. Próxima aos municípios de Teresópolis, Nova Friburgo e Guapimirim.

Ônibus Rio de Janeiro x Petrópolis
Ir para Petrópolis de ônibus é uma ótima opção! No Terminal Rodoviário Novo Rio, basta pegar o ônibus da viação Única Fácil. O valor da passagem é, em média, R$ 28,00 e há diversas opções de horários. A viagem não é muito longa, leva cerca de 1h30. A rodoviária de Petrópolis fica a uns 15 minutos do centro da cidade. Há opções de ônibus municipais e, claro, carros de aplicativo.

Carro Rio de Janeiro x Petrópolis
Saindo do Centro do Rio, você pode pegar tanto a Linha Vermelha, como a Av. Brasil, e depois a saída para a BR-040 (Rodovia Washington Luíz). O caminho possui um pedágio que custa em torno de R$ 12,00. Se estiver com um grupo, uma boa ideia pode ser alugar um carro.


Por Jéssica Almeida
Fonte: Mala de Aventuras.
Fotos: Adobe Stock.


Podemos ajudar?