Conheça o aplicativo para alfabetização de crianças com autismo


Educadores e familiares que lidam com crianças autistas podem contar com uma pequena ajuda da tecnologia! Isso porque já está disponível para download nos celulares e tabletes um aplicativo que auxilia na estimulação da linguagem e alfabetização das crianças portadoras do transtorno do espectro autista (TEA). Em formato de jogo, o aplicativo usa a gamificação para estimular o desenvolvimento dos pequenos neste processo de aprendizagem. Confira essa novidade!

O Brainy Mouse (rato inteligente ou rato atrevido), disponível para Android e iOS, foi criado pela brasileira Ana Sarrizo, presidente da Brainy Mouse Foundation, após de 4 anos de pesquisa. Os resultados em grupos com crianças de Belo Horizonte e São Paulo têm sido muito satisfatórios. Em março, foi lançada uma versão em inglês e, pouco tempo depois, disponibilizada em português.

O objetivo do jogo é trabalhar o desenvolvimento da linguagem porque este é justamente um dos maiores desafios para a educação dos autistas, no mundo inteiro. O jeito como pensam, assimilam e compreendem o mundo a sua volta é tão peculiar, que muitas vezes nem mesmo os familiares ou os educadores estão preparados para lidar. “Imagine as dificuldades que já enfrenta um adulto autista, em um mundo que não está preparado para lidar com suas diferenças. Agora imagine um adulto autista e que, ainda por cima, não sabe ler e escrever”, explica a criadora do aplicativo.

 

Como funciona o jogo?

O game trabalha a leitura da esquerda para direita, formação de palavras usando sílabas, interação com cores, sons e outros “dispositivos cognitivos”, que ajudam o usuário a trabalhar seu desenvolvimento de forma lúdica. De forma bem interativa, a criança pode customizar seu ratinho, além de ser desafiada a conseguir “cheesecoin” – uma espécie de moeda virtual.

Uma das principais apostas do game é o dispositivo chamado “Rato Amigo”, que tem como objetivo trabalhar, de forma inconsciente, a atitude de pedir ajuda ao próximo, e assim estimular essa ação no dia a dia.

 

Como tudo começou?

Em 2013, a pesquisadora Ana Sarrizo pensava em contribuir com os portadores de TEA de Belo Horizonte, sua cidade natal. O resultado do projeto foi tão bem sucedido que um professor de Ana a aconselhou inscrever-se no prêmio Santander, do qual foi vencedora entre as 17 mil propostas voltadas para a educação.

Com a premiação e uma bolsa no curso de empreendedorismo da Babson College, uma das mais importantes do mundo, Ana decidiu criar a Brainy Mouse Foudation, nos Estados Unidos.

O objetivo da Fundação é ajudar instituições do mundo inteiro, familiares e educadores, que já trabalham com crianças e adultos com TEA, produzindo games e ferramentas que vão auxiliá-los no seu progresso dia a dia.

E você, conhece algum aplicativo que auxilia na alfabetização de crianças com autismo? Conte para gente nos comentários. Vamos adorar saber!


Por Jéssica Almeida
Fonte: Razões para Acreditar


Deixar comentário

Podemos ajudar?